Cultura

Artistas recebem explicações sobre a carteira profissional

Tatiana Marta | Huambo

Membros da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA) dos onze municípios da província do Huambo receberam, no sábado, esclarecimentos sobre o regulamento para obtenção da carteira profissional.

27/03/2023  Última atualização 14H06
Presidente da Comissão da Carteira Profissional © Fotografia por: DR

Na ocasião o presidente da Comissão da Carteira, Maneco Vieira Dias, que fez o esclarecimento a mais de 800 artistas da província, sublinhou que este é um documento de identificação profissional, que podem adquirir enquanto artistas. "Os artistas para poderem adquirir uma carteira enquanto profissional remunerado, no sentido de estarem legalizados durante as suas actividades e beneficiarem da segurança social”, disse 

O responsável sublinhou, por outro lado, que a introdução da carteira profissional é um dever que decorre da necessidade de se organizar, estruturar e disciplinar a actividade artística no país. Por essa razão, explicou ser importante conferir aos artistas do Huambo e angolanos, de uma forma geral, maior dignidade socioprofissional, segurança no trabalho e responsabilidade social.

Maneco Vieira Dias referiu que para permitir um futuro melhor aos artistas, através da garantia do sistema de valorização profissional nos termos da Lei, é imperioso dar conforto à classe nas suas mais variadas disciplinas. O presidente da Comissão da Carteira frisou que desse modo é possível impulsionar a actividade artísticas, gerando um futuro promissor com elevado prestígio. 

"É um projecto de diplomas legais que está a tornar obrigatório a obtenção da carteira profissional aos artistas, que pretenderem exercer a actividade artística de forma profissional e segura”, disse na abordagem com a imprensa no Huambo.  

O responsável explicou, por outro lado, que a obtenção de carteiras é o garante do reconhecimento do artista através da sua profissão com todos os direitos e deveres, tendo acrescentado que para a obtenção desta deve-se pagar 25 mil kwanzas.  Nesse momento, acrescentou, já foram entregues mais de 200 carteiras profissionais, a nível nacional e internacional. "A meta é abranger todos os artistas fazedores de artes”, realçou Maneco Vieira Dias, durante a sua estadia no Huambo.

Por seu turno, o delegado da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) no Huambo, Benvindo Serafim, fez saber na ocasião que este organismo tem escrito um total de 800 artistas e quase 30 deram entrada para a obtenção das suas carteiras.  

O responsável da UNAC reiterou que o Huambo é uma praça fértil de fazedor de cultura. Por isso, deve-se respeitar no que faz a inclusão e valorização dos artistas bem como a sua responsabilidade. "O esclarecimento das vantagens e desvantagens da carteira profissional aos artistas dos onze municípios é de louvar a iniciativa uma vez que foram esclarecidos sobre os seus direitos, deveres e organizações culturais durante a profissão”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura