Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Uma delegação de artistas nacionais actuou, na Gala da Fundação Menomadin, realizada domingo, no Museu de Arte de TelAviv, em Israel, tendo convencido e deixado rendidos os mais 400 convidados presentes na sala.
O evento contou com a presença do fundador da Fundação Menomadin, Haim Taib, e dezenas de altas figuras de Israel e de todo o mundo, incluindo o ex-vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, que esteve em Israel para explorar parcerias e visitar universidades israelitas, e a ministra do Trabalho, Administração Pública e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, que aproveitou a deslocação integrada numa missão de reconhecimento do nível de inovação na educação e tecnologia deste país.
Na gala marcaram, ainda, presença membros do Governo israelita, diplomatas e embaixadores de diversos países.
O grupo de 14 crianças e jovens participou no even-to, no âmbito do projecto "Ponte Cultural” entre Israel e África, da Fundação Arte e Cultura, ao lado da cantora gospel angolana Glória de Lú e do kudurista Evandro Raimundo. O projecto apoia os artistas na divulgação da cultura angolana em todo o mundo.
Estas crianças, que viajaram de Angola para Israel, têm aprendido dança e música, nos últimos três anos, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, que foi criada pelo Grupo Mitrelli e é gerida pela Fundação Menomadin. Subiram ao palco com instrumentos musicais tradicionais que levaram para o evento e apresentaram um conjunto de danças, como forma de expressão da vida e da cultura angolana.
As crianças e jovens an-golanos dançaram e interpretaram temas da cultura nacional, um medley único do sucesso de Bob Marley, "One Love”, com a canção do cantor israelita Avraham Tal, "Kol Galgal”, que foi traduzida para português e kimbundu, e actuaram com a cantora de gospel angolana Glória de Lú.
Em cena esteve, ainda, a israelita produtora musical e artista Noa Zulu, considerada uma das melhores artistas do estilo didgerido do mundo, interpretando uma música original, criada em conjunto com Glória Lú e o kudurista Evandro Raimundo, com quem partilhou o palco, tendo cada um trazido um toque da sua cultura individual. Foi o reencontro depois da experiência vivida em Luanda, pela Noa Zulu.
O grupo chegou em Israel no dia 7 deste mês e chega hoje a Luanda. Na sua composição estão os melhores alunos das classes de música (instrumento e canto) e dança da Escola de Artes da Fundação Arte e Cultura.
O director artístico do projecto é o israelita Avner Hodorov, membro da banda de rock israelita Mashina. Hodorov conheceu as crianças e os artistas locais em Angola e tem sido responsável por várias iniciativas artísticas desenvolvidas através deste projecto desde a sua criação.
"Catorze crianças e adolescentes viajaram pela primeira vez na vida para visitar a Terra Santa. É difícil descrever o seu entusiasmo e a sua interacção com Avraham Tal no palco. A letra da música foi extraída do livro zohar do misticismo judaico, e traduzida para o português, para criar uma nova interacção de culturas, religiões e gerações, todas dentro de numa só canção.
O projecto "Ponte Cultural” pretendia reunir diferentes criadores e culturas sob um só tecto, um só palco, num espírito de pura criação artística.
O trabalho da Fundação Arte e Cultura é criar uma realidade nova e inspiradora para as crianças e famílias locais, e esta noite fomos abençoados com uma visão fascinante do impacto deste projecto em cada um dos seus participantes”, referiu Naama Margalit, directora-geral da Fundação Arte e Cultura, integrada na Fundação Menomadin.
A Fundação Menomadin investe fortemente no desenvolvimento das artes, cultura e economia em toda a África. As crianças que viajaram para Israel participaram num projecto musical,lançado para criar laços entre artistas de diferentes países e construir pontes culturais através de iniciativas partilhadas.
Fundação Arte e Cultura
Fundada no dia 25 de Janeiro de 2006, a Fundação Arte e Cultura tem o seu foco na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana. Recentemente inaugurou o seu novo Cento Cultural e sede na Ilha de Luanda, onde centenas de crianças e adolescentes participam nas mais diversas áreas de formação, como as artes plásticas e o artesanato e corte e costura, música, nomeadamente guitarra, piano, percussão e canto, dança, ioga e ginástica, informática e superação escolar, entre outras actividades. A Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin Foundation, representando o compromisso de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, principal mecenas da Fundação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.