Cultura

Artistas nacionais abrilhantam festas da cidade da Quibala

Casimiro José| Sumbe

Os habitantes da Quibala, no município homónimo, na província do Cuanza-Sul, viveram, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, momentos de alegria, por ocasião dos 49 anos da elevação da Quibala à categoria de cidade, ocorrida a 15 de Janeiro de 1974.

16/01/2023  Última atualização 10H37
Telma Lee foi a artista querida pelo público no Festi-Quibala 2023 e mostrou-se surpreendida com a interacção com os fãs © Fotografia por: CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO

A cidade tornou-se pequena para acolher as centenas de pessoas que se deslocaram de outros municípios da Cuanza-Sul para a cidade da Quibala para as festas dos seus 49 anos, que encantou todos os convivas.

Os dois dias de espectáculo, no qual estiveram em evidência a música e a dança,  tiveram o suporte do DJ Naife-Naife e a participação de artistas locais e consagrados com destaque para Proletário, Telma Lee, Cláudio Fennix, Baló Januário, Justino Handanga, Bessa Teixeira, Jéssica Pit Bull, Puto Lilas, Agre-G, os grupos Elenco da Paz, Força da Vitória e Kumby-Lixia.

O elenco de grupos de dança e músicos locais, destacam-se nomes como Tio Cardoso e Míster Dembo, cujas actuações ultrapassaram as expectativas da organização e do público presente, tendo em conta as performances demonstradas pelos artistas durante as suas exibições. O grupo de dança da "Escola Flor do Saber” fez a diferença, com a apresentação de coreografias que encantaram o público.

Ao contrário das edições anteriores, o segundo e último dia do Festi-Quibala, edição 2023, foi marcado com o lançamento de fogo de artifício, indicando o que estava reservado para toda a noite, sob aplausos dos presentes.

 

Espectáculo ao rubro

Com a nata de artistas perfilada e pronta para oferecer ao público o melhor que sabe fazer, os pontos do relógio marcavam 22h30, quando foi anunciada a animação do grupo de dança da Escola Flor do Saber, que abriu o espectáculo.

Já com o ambiente aquecido, depois da Escola Flor do Saber, subiu ao palco o grupo Elenco da Paz, que interpretou do seu reportório as melhores músicas, com destaque para os temas "Zungueira”, "Tropa” e "Estamos a vir”, este último que fez vibrar o público.

Às 23h08, o veterano Tio Cardoso, que, como sempre, fez valer o estilo katambi, com os temas "Kyassabalo” e "Monami Ussombili”, subiu ao palco e aliado aos toques de dança, o público rendeu-se do princípio ao fim da sua actuação.

Os momentos seguintes estiveram a cargo dos músicos locais Hermínio Vaz e Míster Dembo, que não deixaram os seus créditos em mãos alheias.

Por volta das 23h27, subiu ao palco o músico Bessa Teixeira, vindo do Planalto Central, que interpretou os temas "Polombotão”, "Mbunji” e "Sunlunla”, este último tema, acompanhado pelo público desde o princípio ao fim.

E, minutos a seguir, foi anunciada a actuação de Justino Handanga, que mesmo em estado de recuperação que se encontra, foi o artista que sucedeu em palco Bessa Teixeira, justificando a popularidade que goza ao nível da Quibala e do Cuanza-Sul, em geral. Justino Handanga foi ovacionado pelo público quando cantou os temas "Ndateca-Teca” e "Carlitos”, numa actuação emocionante e no fim confessou ser o ídolo de muita gente na província do Cuanza-Sul. "Estou em estado de recuperação, mas tive que vir actuar no Festi-Quibala, edição 2023, como sinal de ‘matar’ a saudade dos fãs nesta região do país e saio motivado para continuar a trabalhar”, disse.

Já com a madrugada adentro, foi a vez de Baló Januário, outro músico acarinhado pelos habitantes do Cuanza-Sul, que comprovou isto quando cantou o tema "Azar da Belita”, tendo sido acompanhado pelo público do princípio ao fim.

Vinte e três minutos passavam das zero horas, quando o palco foi "invadido” pelo grupo Kumby-Lixia, que ao seu jeito e estilo, representou bem a cultura dos Quibalas, por isso, a euforia tomou conta do público. "CPA”, uma canção que homenageia o seu patrono Kaysa, e "Telefone” foram as canções que mexeram com a assistência.

A actuação de Proletário ou simplesmente "Man Prole” teve início por volta das 00h35 e desta vez de forma diferente por cantar, pela primeira vez, a canção "Carolina do Ebo”, uma música que dá título ao seu novo trabalho discográfico, com doze faixas musicais, que segundo o artista chega às bancas em finais do corrente mês, ou princípio de Fevereiro.

O tema "Kimbombeya”, que se transformou num hino em Angola, também constou do alinhamento do músico no Festi-Quibala 2023, tendo sido bastante aplaudido.

O grupo Força da Vitória, também com raízes na região dos Quibalas, veio da capital do país com um reportório cheio de novidades. Com uma miscelânea de estilos, entre semba e gospel, o grupo revelou ser uma promessa para o futuro. Os temas "Kumbi-Ylia”, "Mana Bela”, "Kissama”, Kawinga” e "Rosa” transmitiram ao público o calor e emoção.

Quando o público parecia sonolento, eis que era chegada a hora mais esperada, com o anúncio da actuação de Telma Lee, recebida com fortes aplausos. Surpreendida com o carinho e interacção do público, a artista mostrou os seus dotes, ao interpretar os temas "É fatal” e "Não sai da minha”. Telma Lee era uma cantora cheia de ternura e seus fãs pediam "bis”. Despediu-se do público ansioso em ver  cantar o seu ídolo.

Com o mesmo calor, Cláudio Fennix subiu ao palco já passavam 30 minutos das zero de sábado para interpretar os temas "Tranca cara”, "Volta só já” e "Orgulho parvo”, que serviram para testar a sua popularidade no Cuanza-Sul.

Às 1h40 era anunciada a actuação da cantora Jéssica Pit Bull, à semelhança da pujança do malogrado Nagrelha. A artista, acompanhada pelos seus "muchachos” tornou-se rainha no palco e as forças da ordem tiveram que redobrar as medidas de segurança, pois o público não conteve a adrenalina transmitida por Jéssica Pit Bull.

Numa interacção com o público, Jéssica Pit Bull mostrou talento e força do kuduro no feminino e ao interpretar os temas "Cientes” e "Do Babulo,” a agitação tomou conta do palco, encerrando a sua actuação com chave de ouro.

Os momentos seguintes tiveram como protagonistas Agre-G e Puto Lilas, que selaram o espectáculo com alegria.

Foi um espectáculo que registou uma moldura humana nunca registada na Quibala e valeu a organização da festa que também propiciou aos presentes os comes e bebes, nas barracas criadas para o efeito.

Nota positiva da festa foi o civismo do público que facilitou a actuação das efectivos da Polícia Nacional, presente para garantir a ordem durante o espectáculo.

O  administrador municipal da Quibala, João Daniel Nunes, acompanhado de membros da administração municipal, dos administradores convidados dos municípios do Ebo e da Cela, fez uma avaliação positiva do espectáculo musical e garantiu que todos os esforços vão ser feitos para superar os constrangimentos verificados na presente edição.

"Vamos procurar em cada ano melhorar os níveis de organização e mais participação de artistas nacionais e locais para proporcionar uma festa que satisfaça a todos”, disse.

João Daniel Nunes aproveitou a ocasião para apelar ao empresariado local, no sentido de continuar a apoiar as iniciativas da administração municipal, sobretudo na realização das festas da cidade e outras iniciativas culturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura