O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
Os habitantes da Quibala, no município homónimo, na província do Cuanza-Sul, viveram, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, momentos de alegria, por ocasião dos 49 anos da elevação da Quibala à categoria de cidade, ocorrida a 15 de Janeiro de 1974.
A cidade tornou-se pequena para acolher as centenas de pessoas que se deslocaram de outros municípios da Cuanza-Sul para a cidade da Quibala para as festas dos seus 49 anos, que encantou todos os convivas.
Os dois dias de espectáculo, no qual estiveram em evidência a música e a dança, tiveram o suporte do DJ Naife-Naife e a participação de artistas locais e consagrados com destaque para Proletário, Telma Lee, Cláudio Fennix, Baló Januário, Justino Handanga, Bessa Teixeira, Jéssica Pit Bull, Puto Lilas, Agre-G, os grupos Elenco da Paz, Força da Vitória e Kumby-Lixia.
O elenco de grupos de dança e músicos locais, destacam-se nomes como Tio Cardoso e Míster Dembo, cujas actuações ultrapassaram as expectativas da organização e do público presente, tendo em conta as performances demonstradas pelos artistas durante as suas exibições. O grupo de dança da "Escola Flor do Saber” fez a diferença, com a apresentação de coreografias que encantaram o público.
Ao contrário das edições anteriores, o segundo e último dia do Festi-Quibala, edição 2023, foi marcado com o lançamento de fogo de artifício, indicando o que estava reservado para toda a noite, sob aplausos dos presentes.
Espectáculo ao rubro
Com a nata de artistas perfilada e pronta para oferecer ao público o melhor que sabe fazer, os pontos do relógio marcavam 22h30, quando foi anunciada a animação do grupo de dança da Escola Flor do Saber, que abriu o espectáculo.
Já com o ambiente aquecido, depois da Escola Flor do Saber, subiu ao palco o grupo Elenco da Paz, que interpretou do seu reportório as melhores músicas, com destaque para os temas "Zungueira”, "Tropa” e "Estamos a vir”, este último que fez vibrar o público.
Às 23h08, o veterano Tio Cardoso, que, como sempre, fez valer o estilo katambi, com os temas "Kyassabalo” e "Monami Ussombili”, subiu ao palco e aliado aos toques de dança, o público rendeu-se do princípio ao fim da sua actuação.
Os momentos seguintes estiveram a cargo dos músicos locais Hermínio Vaz e Míster Dembo, que não deixaram os seus créditos em mãos alheias.
Por volta das 23h27, subiu ao palco o músico Bessa Teixeira, vindo do Planalto Central, que interpretou os temas "Polombotão”, "Mbunji” e "Sunlunla”, este último tema, acompanhado pelo público desde o princípio ao fim.
E, minutos a seguir, foi anunciada a actuação de Justino Handanga, que mesmo em estado de recuperação que se encontra, foi o artista que sucedeu em palco Bessa Teixeira, justificando a popularidade que goza ao nível da Quibala e do Cuanza-Sul, em geral. Justino Handanga foi ovacionado pelo público quando cantou os temas "Ndateca-Teca” e "Carlitos”, numa actuação emocionante e no fim confessou ser o ídolo de muita gente na província do Cuanza-Sul. "Estou em estado de recuperação, mas tive que vir actuar no Festi-Quibala, edição 2023, como sinal de ‘matar’ a saudade dos fãs nesta região do país e saio motivado para continuar a trabalhar”, disse.
Já com a madrugada adentro, foi a vez de Baló Januário, outro músico acarinhado pelos habitantes do Cuanza-Sul, que comprovou isto quando cantou o tema "Azar da Belita”, tendo sido acompanhado pelo público do princípio ao fim.
Vinte e três minutos passavam das zero horas, quando o palco foi "invadido” pelo grupo Kumby-Lixia, que ao seu jeito e estilo, representou bem a cultura dos Quibalas, por isso, a euforia tomou conta do público. "CPA”, uma canção que homenageia o seu patrono Kaysa, e "Telefone” foram as canções que mexeram com a assistência.
A actuação de Proletário ou simplesmente "Man Prole” teve início por volta das 00h35 e desta vez de forma diferente por cantar, pela primeira vez, a canção "Carolina do Ebo”, uma música que dá título ao seu novo trabalho discográfico, com doze faixas musicais, que segundo o artista chega às bancas em finais do corrente mês, ou princípio de Fevereiro.
O tema "Kimbombeya”, que se transformou num hino em Angola, também constou do alinhamento do músico no Festi-Quibala 2023, tendo sido bastante aplaudido.
O grupo Força da Vitória, também com raízes na região dos Quibalas, veio da capital do país com um reportório cheio de novidades. Com uma miscelânea de estilos, entre semba e gospel, o grupo revelou ser uma promessa para o futuro. Os temas "Kumbi-Ylia”, "Mana Bela”, "Kissama”, Kawinga” e "Rosa” transmitiram ao público o calor e emoção.
Quando o público parecia sonolento, eis que era chegada a hora mais esperada, com o anúncio da actuação de Telma Lee, recebida com fortes aplausos. Surpreendida com o carinho e interacção do público, a artista mostrou os seus dotes, ao interpretar os temas "É fatal” e "Não sai da minha”. Telma Lee era uma cantora cheia de ternura e seus fãs pediam "bis”. Despediu-se do público ansioso em ver cantar o seu ídolo.
Com o mesmo calor, Cláudio Fennix subiu ao palco já passavam 30 minutos das zero de sábado para interpretar os temas "Tranca cara”, "Volta só já” e "Orgulho parvo”, que serviram para testar a sua popularidade no Cuanza-Sul.
Às 1h40 era anunciada a actuação da cantora Jéssica Pit Bull, à semelhança da pujança do malogrado Nagrelha. A artista, acompanhada pelos seus "muchachos” tornou-se rainha no palco e as forças da ordem tiveram que redobrar as medidas de segurança, pois o público não conteve a adrenalina transmitida por Jéssica Pit Bull.
Numa interacção com o público, Jéssica Pit Bull mostrou talento e força do kuduro no feminino e ao interpretar os temas "Cientes” e "Do Babulo,” a agitação tomou conta do palco, encerrando a sua actuação com chave de ouro.
Os momentos seguintes tiveram como protagonistas Agre-G e Puto Lilas, que selaram o espectáculo com alegria.
Foi um espectáculo que registou uma moldura humana nunca registada na Quibala e valeu a organização da festa que também propiciou aos presentes os comes e bebes, nas barracas criadas para o efeito.
Nota positiva da festa foi o civismo do público que facilitou a actuação das efectivos da Polícia Nacional, presente para garantir a ordem durante o espectáculo.
O administrador municipal da Quibala, João Daniel Nunes, acompanhado de membros da administração municipal, dos administradores convidados dos municípios do Ebo e da Cela, fez uma avaliação positiva do espectáculo musical e garantiu que todos os esforços vão ser feitos para superar os constrangimentos verificados na presente edição.
"Vamos procurar em cada ano melhorar os níveis de organização e mais participação de artistas nacionais e locais para proporcionar uma festa que satisfaça a todos”, disse.
João Daniel Nunes aproveitou a ocasião para apelar ao empresariado local, no sentido de continuar a apoiar as iniciativas da administração municipal, sobretudo na realização das festas da cidade e outras iniciativas culturais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.