Cultura

Artistas mostram talentos no Comboio das Artes

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

O Comboio das Artes, uma inovação sociocultural do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) e da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), lançado segunda-feira, está a proporcionar lazer e recreação a dezenas de passageiros na rota Lubango-Menongue e vice-versa.

11/03/2021  Última atualização 06H35
Presidente da UNAC presidiu à cerimónia de lançamento do projecto na estação da Arimba © Fotografia por: DR
Criado com o propósito de valorizar a cultura nacional, diversificar os espaços para promoção de jovens talentos e não só, a área criada para o efeito vai, duas vezes por mês, exibir ao vivo composições de artistas das províncias da Huíla, Namibe e Cuando Cubango.
O presidente da UNAC, Zeca Moreno, que presidiu o lançamento do projecto na estação da Arimba, arredores da cidade do Lubango, enalteceu a iniciativa, principalmente por começar no mês dedicado as mulheres.
Zeca Moreno, que reconheceu o empenho do governo provincial da Huíla no apoio e materialização do projecto, considerou oportuna a iniciativa do Caminho de Ferro de Moçâmedes de "lançar as sementes favoráveis à promoção dos músicos, das artistas plásticos e outros disciplinas artísticas”.

O também músico disse que os artistas da Huíla, Namibe e Cuando Cubango devem aproveitar da melhor forma o espaço do projecto com a duração de um ano, de modo a cativar novos talentos assim como proporcionar lazer e recreação a dezenas de passageiros que optam pelo comboio para viagens.
Zeca Moreno sublinhou que estão criadas as condições necessárias para albergar as iniciativas, valências e promoção dos músicos, artistas plásticos, entre outros fazedores de cultura e artes da região sul. "Espero que haja um trabalho de equipa para o sucesso e alcance dos objectivos”.

O administrador Executivo do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), António Conceição, reafirmou o reconhecimento da empresa nos usos, costumes e valores da cultura nacional, razão para também se empenhar na promoção e desenvolvimento de acções de impacto artístico.

"Esta iniciativa vai contribuir para a divulgação e promoção dos talentos da região sul e doutras localidades para despertar o interesse pela música, danças tradicionais, e outros movimentos capazes de despertar o interesse dos turistas nacionais e estrangeiros”, argumentou.
Francisco Chocolate, de nome artístico Chocofrá, qualificou o Comboio das Artes como um projecto que surge em momento oportuno por "dinamizar o mosaico cultural da região sul do país, particularmente nestes tempos difíceis de pandemia que embaraçou várias actividades dos artistas”.

Segundo ele, as actividades a serem promovidas no comboio vão criar condições para que os fazedores das artes tenham condições para começar a ter algum rendimento, promoverem as suas criatividades assim como cativar o seu público ou fãs.
Já a cantora Esmeralda Antónia defendeu que a presença dos artistas no comboio vai promover também a troca de experiências entre as províncias por onde passa o comboio do Caminho de Ferro de Moçamedes, melhorar a interacção e fomentar o crescimento da classe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura