O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores (MEA) em parceria com o Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) e o governo de Goa organizarão o Festival Internacional Lusófono em Goa de 3 a 6 de Dezembro. O festival procura promover a ligação da Índia com o mundo lusófono.
O Festival Internacional Lusófono será inaugurado pelo Ministro-Chefe de Goa, Pramod Sawant, no Durbar Hall em Raj Bhavan. O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Meenakshi Lekhi, será o Convidado de Honra.
O festival incluirá apresentações aos visitantes dos países da CPLP (aproximadamente 70 artistas) em vários espaços em Goa, nomeadamente complexo ESG, Azad Maidan, Sanskruti bhavan, Instituto Menezes Braganza entre outros. No âmbito do festival, estão a ser organizados workshops de música lusófona para artistas e voluntários, vários workshops com exposição de fotocópias de registos históricos, arquitectura goesa, artesanato e mobiliário. Além disso, o Lusophone Food and Spirits Festival também mostrará as ligações culinárias entre a Índia e o mundo lusófono.
Mesas redondas com o tema "India's Outreach to the Global South – Exploring Convergence with CPLP” e "India-Lusophone Historical and Cultural Linkages: Retrospect and Prospects” explorarão não apenas a conexão lusófona existente e histórica da Índia, mas também deliberarão sobre o caminho a seguir para uma cooperação mais estreita.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.