Cultura

Artistas lusófonos reunidos em Goa

O Ministério das Relações Exteriores (MEA) em parceria com o Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) e o governo de Goa organizarão o Festival Internacional Lusófono em Goa de 3 a 6 de Dezembro. O festival procura promover a ligação da Índia com o mundo lusófono.

01/12/2022  Última atualização 23H32
© Fotografia por: DR
Goa tem ligações históricas com o mundo lusófono, alimentadas pela presença de instituições culturais portuguesas como a Fundação Oriente e o Instituto Camões, que promovem a língua e a cultura portuguesas na Índia, o que aprofundou a cooperação económica, cultural e os laços interpessoais com os países membros da CPLP.

O Festival Internacional Lusófono será inaugurado pelo Ministro-Chefe de Goa, Pramod Sawant, no Durbar Hall em Raj Bhavan. O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Meenakshi Lekhi, será o Convidado de Honra.

O festival incluirá apresentações aos visitantes dos países da CPLP (aproximadamente 70 artistas) em vários espaços em Goa, nomeadamente complexo ESG, Azad Maidan, Sanskruti bhavan, Instituto Menezes Braganza entre outros. No âmbito do festival, estão a ser organizados workshops de música lusófona para artistas e voluntários, vários workshops com exposição de fotocópias de registos históricos, arquitectura goesa, artesanato e mobiliário. Além disso, o Lusophone Food and Spirits Festival também mostrará as ligações culinárias entre a Índia e o mundo lusófono.

Mesas redondas com o tema "India's Outreach to the Global South – Exploring Convergence with CPLP” e "India-Lusophone Historical and Cultural Linkages: Retrospect and Prospects” explorarão não apenas a conexão lusófona existente e histórica da Índia, mas também deliberarão sobre o caminho a seguir para uma cooperação mais estreita.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura