Cultura

Artistas homenageiam mestre Patrício Mawete

“Eu sou Patrício Mawete Pacaça” é o título da exposição colectiva patente na Galeria Tamar Golan desde sexta-feira, em homenagem ao falecido mestre Patrício Mawete.

04/06/2023  Última atualização 09H41
© Fotografia por: DR

A mostra junta pinturas de 13 artistas plásticos, e está aberta ao público até ao dia 23, na galeria que pertence à Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo.

Ao todo são 21 quadros pintados em diferentes contextos. O objectivo é fazer com que o artista Patrício Mawete seja lembrando sempre pela simplicidade e ensinamento que transmitiu a todos.

A exposição pode ser visitada entre segunda e sexta-feira, das 9h30 às 17h00. Entre os quadros, constam obras de jovens artistas, convidados pela organização, para explorarem e inspirarem-se nos feitos do mestre Patrício Mawete.

As obras são dos pintores Dudu Sapate, Aurélio Nivas, Maisha Cipriano, Paulo Benvindo, Diongo Domingos, Adilson da Costa, Júlio Manuel, Dom Cassule, Kisolokele Mendes, Thô Simões, Isabel Landama, Péniel Bernardo e Arlindo Bizerra.

Os quadros apresentam motivos deslumbrantes que reflectem a dimensão de Patrício Mawete.

O director da galeria, Xavier Narciso, ressaltou que a exibição foi uma iniciativa da direção. "Fomos buscar aqueles artistas que fazem parte do atelier do homenageado, pois consideramos o mestre Mawete como uma referência”.

Acrescentou que Patrício Mawete deixou uma tinta indelével dentro do mosaico artístico angolano, referindo que o artista era uma ponte para os outros que se iniciavam no mundo das artes, particularmente no da pintura.

"O desaparecimento de Mawete foi um vazio para ás artes e para a galeria, essa singela homenagem nos leva a refletir do que fazemos nas pessoas enquanto em vida e nos coloca um pensamento de como é que gostaríamos de ser lembrados a título póstumo. E hoje lembramos o Patrício pela simplicidade que apresentava e pelos suportes que ele deu a muitos artistas. Foi uma pessoa grande e de coração”.

O quadro "Diálogo com o mestre” revela particularidades do homenageado, segundo os colegas ensinou muito sobre arte e tinha muito tempo para transmitir a base para os mais jovens.

O artista plástico Don Cassule argumentou que teve contacto com a figura homenageada e conversavam muito sobre filosofia da arte. Referiu que Mawete teve uma grande dimensão no mundo das artes e que olhava muito para os principiantes, não se preocupava com as experiências que as pessoas tinham, dava uma abertura maior e ensinava tudo que sabia.

Thó Simões, também artista plástico, que tem uma das obras na mostra, disse ter aceite o convite porque Patrício Mawete foi um amigo, companheiro e continuará a ser "a grande alma que foi para todos nós”.

A simplicidade e o carinho, referiu, foram coisas que mais o marcaram durante a convivência de muitos anos, salientando que Mawete era um ser de muita luz, que lhe caracterizava.

"É uma honra, e fico feliz pelo convite feito para participar desta exposição, lamento ser uma homenagem de despedida e sinto que Patrício foi arrancado de nós porque vários são os planos que tínhamos juntos. Mas, continuamos a trabalhar para manter vivos os projectos e farei cumprir o que prometemos um a outro”.

Paulo Benvindo explicou que a homenagem é uma retrospectiva sobre os ensinamentos e os conselhos deixados por Patrício Mawete, acrescentando que o grande objectivo do tributo é fazer valer o contributo que deu nas artes plásticas.

 

Concerto intimista

O músico Costa Maweze fez parte de um concerto intimista, no palco do auditório Wyza,  ao interpretar Salif Keita, Pascal e Lokua Kanza, em homenagem ao mestre Patrício Mawete.

Com instrumentos de precursão, abriu a noite interpretando "Bangala”, música de Wyza.

No primeiro momento, Costa Maweze incluiu no alinhamento músicas autorais como "Gienda” e "Canxila”. Mais tarde, canções de Lokua Kanza e Salif Keita com os títulos "Nikolo Akosunga”, "Moninga”, "Tomorrow” e "Yamore”.

No último momento, Costa Maweza fechou com temas ancestrais com destaque para "Calumba”, deixando todos emocionados e teve muitos aplausos da plateia.

Costa Maweza disse que foi uma honra receber o convite para prestar tributo ao mestre Patrício Mawete, tendo-o aceite de braços abertos. "O auditório Wyza já me é muito familiar, comecei a carreira com o Wyza”.

Percurso artístico

Patrício Mawete nasceu em Setenbro de 1977, no município de Cazengo, província do Cuanza-Norte. Começou a dar os primeiros passos nas artes plásticas aos sete anos, no atelier do mestre Hamani Isidor. Aos 14 anos, ingressou na Escola de Artes Plásticas, em 1990. Fez, igualmente, uma formação na Academia de Belas Artes, na República Democrática do Congo (RDC), onde fez o bacharel em Pintura e Escultura, em 1997.

Realizou, em 2001, a primeira mostra individual de pintura intitulada "O Poder da Cor”. Depois da formação, passou em vários atelieres, do pintor Etona, Ibanda (como pintor) e do Domingos Tekassala (cerâmica), assim como foi professor de Educação Visual e Plástica, no colégio Mulemba, de Artes Plásticas, no Liceu Francês de Luanda (A.Blondin Beye) e de Artes Plásticas no Instituto Polivalente Edick Ramon (Pitruca Iper).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura