Cultura

Artistas ganham mais espaços para empregabilidade no país

Analtino Santos

Jornalista

A criação de uma agenda cultural permanente em hotéis e mais espaços para a empregabilidade são os pontos fortes do Memorando de Entendimento assinado, quarta-feira, entre a União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), no Hotel Palmeiras.

26/05/2023  Última atualização 08H45
Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, (ao centro) e a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, testemunharam a assinatura do memorando © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Zeca Moreno e Ramiro Barreira, respectivamente presidentes das duas associações profissionais, rubricaram o acordo na presença do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, da secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, do representante do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Manuel Brito Júnior, artistas, gestores hoteleiros e convidados.

Ao tomar a palavra depois dos pronunciamentos dos signatários do acordo, que visa garantir proveitos mútuos aos associados das duas organizações, através de contratos de trabalho para os artistas, o titular da pasta da Cultura e Turismo, Filipe Zau, realçou a importância da existência da Agenda Cultural nas unidades hoteleiras para a melhoria da oferta de serviços aos clientes, turistas internos e estrangeiros.

O governante fez ainda menção à Mensagem sobre o Estado da Nação apresentada à Assembleia Nacional, no dia 15 de Outubro de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, reiterando que o Executivo reconhece a relevância das artes como exercícios de cidadania e como contribuições à economia nacional, através das indústrias criativas.

Nesta conformidade, reforçou que "os sectores das indústrias culturais e criativas e do turismo têm um papel de extrema relevância na sua efectivação”.

Filipe Zau apelou à necessidade de todos os agentes públicos e privados intervenientes nestes sectores estarem mobilizados e engajados, para que, dentro da responsabilidade e no âmbito da acção de cada um, o sistema aperfeiçoe o seu funcionamento e se alcancem os objectivos preconizados.

Por sua vez, Zeca Moreno realçou que o documento assinado é um instrumento legal que vai permitir criar novos espaços de exibição das artes angolanas, rumo à criação de uma agenda cultural nacional.

Com este acordo, Zeca Moreno considera que Angola vai poder seguir o exemplo de países como o Brasil, Cabo Verde, Cuba e Estados Unidos, que recebem das indústrias culturais contribuições económicas de grande peso no Orçamento Geral do Estado (OGE). "Numa só palavra, o turismo é irmão siamês da arte e cultura exprimidas”.

Por seu lado, Ramiro Barreira afirmou ser este um grande momento para os artistas e hoteleiros, tendo considerado o turismo como um grande fenómeno e que "o acordo permitirá uma maior expansão da nossa cultura”.

Ramiro Barreira agradeceu o empenho do ministro da Cultura e Turismo pelo contributo prestado para a assinatura do acordo, reconhecendo, por outro lado, que algumas unidades hoteleiras já têm realizado actividades com "os nossos artistas”, mas agora o foco é garantir a empregabilidade e uma agenda cultural para fomentar o turismo interno, numa combinação entre lazer, música, artes plásticas e outras manifestações culturais.

O acordo entrou em vigor ontem, depois da formalização da parceria, em que a UNAC-SA fica com a responsabilidade da selecção dos artistas e a AHRA na cedência dos espaços de actuação. Também ficou estipulado que os contratos de trabalho estão entre 50 mil a 200 mil kwanzas, com alterações de acordo com a vontade das partes. A carteira profissional é um requisito indispensável para a contratação dos artistas.

 

Clara Monteiro e Kristo no Almoço Angolano

Clara Monteiro e Kristo são as propostas para a edição do "Almoço Angolano”, que acontece este domingo, a partir das 16h00, no Hotel Diamante, em Luanda. Os anfitriões terão como convidado o grupo tradicional Kudimweneakota, que regressa depois da edição passada.

O projecto, que vai ao encontro do protocolo assinado entre a UNAC-SA e AHRA, realizou a terceira edição este ano, tendo Augusto Chacaya como último artista de cartaz e como convidada Xaxinha. Euclides da Lomba, Calabeto, Margareth do Rosário e Banda Maravilha abriram esta temporada. Para este domingo, sucessos marcantes das carreiras dos protagonistas, como "Zito Monami” e "Astro da Minha Vida”, são aguardados no alinhamento.

Clara Monteiro conquistou o país como integrante do Instrumental 1º de Maio e com os temas "Zito Monami” e "Benguela Cidade Bonita”, depois esteve no Semba África, onde a música "Angola Tropical” foi um dos principais sucessos. Na sua discografia encontramos "Aló Benguela”, "Walilopo Angola” e "Loanda”.

Cristo José Pombal, artisticamente "Kristo”, natural do distrito do Rangel, ganhou notoriedade com "Ngaxi”. No mercado tem os álbuns "Astro da Minha” e "Palavras”. Kristo explora muito as vivências da sua zona, reflectidas em temas como "Meu Bairro” e na fase inicial esteve ligado ao grupo de rap "Filhos da Ala Este”

 

Artistas e hoteleiros dão nota positiva

O músico Carlos Lamartine, em declarações ao Jornal de Angola, consideraque a assinatura do acordo irá realçar os músicos, porque se trata de um projecto estruturado de acordo com as necessidades sentidas pelos artistas, que ao longo do tempo reclamavam direitos e organização de trabalho "para manter as suas famílias”.

A cantora Isidora Campos disse que "é uma grande iniciativa e traz vantagens que não serão apenas para os artistas, visto que temos turistas no nosso país com dificuldades de descontrair e interagir com a cultura angolana”.

"Penso que agora tudo será diferente, teremos mais concertos, é uma grande abertura para nós os músicos. Já não será necessário pagar tão caro para realizarmos um concerto, agora sim teremos e estamos no bom caminho. Obrigada UNAC-SA e AHRA, pelo brilhante projecto que acabamos de testemunhar”, disse Isidora Campos.

Yola Faceira, directora do Hotel Fórum, acredita que a hotelaria esteve sempre abraçada à cultura e ao desenvolvimento do próprio país. "Com este projecto, teremos dentro dos hotéis mais ofertas culturais e mais divulgação da nossa cultura, com certeza, é um projecto louvável”.

Outro gestor hoteleiro, Manuel de Brito Júnior, pelo Hotel Monaliza, também manifestou satisfação pelo memorando e felicidade porque daqui a três semanas arrancam com o projecto "Mestres do Semba”, que está na mesma direcção da parceria UNAC-SA e AHRA.

Manuel Claudino "Manuelito”, músico e antigo gestor hoteleiro, é de opinião que é o momento de materializar o acordo, recordando o passado glorioso, quando levava artistas de Luanda para unidades hoteleiras de outras regiões de Angola.

António Simão, director do Hotel Diamante, afirmou que "este acordo é uma mais-valia, porque traz emprego aos jovens artistas e vai aumentar a prática do turismo em Angola”.

"Particularmente, o Hotel Diamante já tem um histórico nisso. Começamos em Maio do ano passado com o projecto ‘Almoço Angolano’, no qual participam cantores e bandas da nossa praça musical. De Maio a Novembro do ano passado realizamos mensalmente esta actividade. Demos continuidade em Abril deste ano e este domingo teremos o músico Kristo e Clara Monteiro”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura