Cultura

Artistas exibem arte em mostra criativa

Manuel Albano |

Jornalista

Os trabalhos artísticos de jovens pintores sobre os vários momentos da luta de libertação, assim como as conquistas, símbolos da nação e alguns heróis nacionais, com destaque para o Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, estão patentes, desde quarta-feira, na sala de exposição da Casa da Cultura Njinga Mbandi, no Rangel, em Luanda, até o dia 5 de Dezembro.

12/11/2021  Última atualização 08H45
Espaço cultural retomou as actividades com muito público © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
Entre os quadros de destaque constam "Fogo e Ritmo”, "Fundador da Nação”, "A força do Imbondeiro”, "Guardiões”, "Ainda o meu sonho”, "Pioneiro da OPA”, "Kizua kia Dipanda”, "Manguxi”, "Criar”, "Consciencialização” e "Rainha Njinga Mbandi”. Os preços dos quadros variam entre os 50 e os 200 mil kwanzas.

A exposição, que marca a reabertura das actividades culturais e artísticas da Casa da Cultura Njinga Mbandi, ficou marcada com a presença de vários estudantes. Para a directora do espaço, Patrícia Faria, esta adesão é positiva, pois o espaço pretende criar uma programação cultural dinâmica, focada em transmitir valores culturais à juventude local.

A mostra, disse, insere-se nas jornadas comemorativas do 46º aniversário da Independência Nacional, que se assinalou ontem. Ainda na quarta-feira, informou, aconteceu a primeira eliminatória do concurso de poesia "Eu sei escrever, eu sei declamar”, que apurou 15 concorrentes dos 30 inscritos. A iniciativa, adiantou, decorre até Janeiro de 2022.

O curador da mostra, Adão Mussungo, informou que a exposição é resultante do projecto "Kizua kia Dipanda”, criado para valorizar os trabalhos feitos por artistas do Atelier Mussungo. "Temos parceria com a Casa da Cultura Njinga Mbandi, que tem defendido a capacidade criativa dos jovens e apostado na qualidade das obras”, disse, acrescentando que participaram na exposição os pintores Vicson Sebastião, Avelino Miez, Álvaro Dique e o próprio curador.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura