Cultura

Artistas criam viagem pelo imaginário com “Mussongology Tour the World”

“Mussungology Tour the World” é a denominação do projecto artístico do pintor Adão Mussungo e do músico PJ Mussungo, que resultou na exposição “Lisbon in my mind”, patente na Galeria Tamar Golan, em Luanda, até ao dia 25, e no concerto “Befology 77”.

11/10/2021  Última atualização 10H41
Irmãos Mussongo apresentam proposta inovadora no domínio das artes com a introdução de novos conceitos © Fotografia por: DR
A exposição "Lisbon in my mind”, de Adão Mussungo, foi inaugurada sexta-feira última, no mesmo dia em que aconteceu o concerto "Befology 77”, do músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda.

A mostra, trabalho inédito do pintor Adão Mussongo, promete levar o público numa viagem, por meio de pinceladas pictóricas de símbolos, códigos memórias e histórias da metrópole de Lisboa. Projectado para ser uma aliança entre artes, a iniciativa inclui o concerto de PJ Mussungo, com voz e violão, e o suporte instrumental de Nice (baixo), Papy (teclados), Rocky (bateria) e Anthony (guitarra ritmo e solo). O concerto, que é uma contextualização da matriz dos povos africanos, traz contrastes e fusões rítmicas de músicas assentes nas sonoridades africanas, como o kilapanga, com o soul, jazz e blues.


O projecto é uma parceria entre a BefoMusic e a Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, através do incentivo a educação e as artes, assim como a promoção dos artistas angolanos.


Os criadores

Natural de Luanda, Adão Mussungo desde muito cedo foi influenciado pelas artes plásticas. Formado em artes e é actualmente coordenador da Brigada de Jovens Artistas Plásticos, secretário do Conselho Fiscal da União Nacional dos Artistas Plásticos e seu membro efectivo.


Versátil, Adão Mussungo é pintor e desenhador, com participação em várias exposições colectivas, em Angola, Itália, França, Portugal, Espanha e África do Sul. Com quatro mostras individuais tem trabalhos em diversas instituições, no país e no estrangeiro. Ao longo da carreira venceu quatro prémios, alguns em Angola e outros em Portugal.


Pascoal Mussungo, irmão mais velho de Adão Mussungo, é conhecido no meio musical como PJ Mussungo. Natural de Luanda, é um dos artistas africanos que gosta de absorver a criatividade das grandes metrópoles. Com uma forte aposta na fusão rítmica, o cantor começou a carreira em 2000, no grupo coral A Voz dos Anjos, da Igreja Metodista Unida. Em 2008 participou no Festival da Canção da Luanda Antena Comercial (LAC), altura em que começa a fazer pequenas actuações em algumas casas nocturnas de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura