Cultura

Artistas angolanos e estrangeiros partilham experiências artísticas

A primeira edição de Residências Artística da “Nesr Art Foundation” decorre desde quarta-feira e prolonga-se até 30 de Março do corrente ano, na galeria “This Is Not A White Cube”, localizada nas imediações do Porto de Luanda, na baixa da cidade, e conta com as participações do artista angolano Hélio Buite e da artista convidada sul africana Malebona Maphutse.

28/01/2023  Última atualização 08H00
A missão da Nesr Art Foundation é compartilhar a cultura e as criações do continente africano © Fotografia por: DR
Em declarações, esta sexta-feira, ao Jornal de Angola, a gestora do projecto, Edna Bittencourt, esclareceu que os artistas vão trabalhar juntos num período de dez semanas onde Hélio Buite vai aprofundar-se em diferentes disciplinas, como fotografia, vídeo, instalação, áudio e documentação. Explicou que o artista angolano interessa-se pelo neocolonialismo ao analisar o percurso percorrido pelo o país, desde o colonialismo, a independência, a guerra civil e a crise económica que atravessa.

De acordo com Edna Bittencourt, Hélio Buite acredita num futuro de auto  suficiência e de direitos humanos que se praticam, e não só escritos, numa realidade que parece utópica no contexto actual. "No seu trabalho, cria versões distorcidas da realidade, contando histórias da Luanda contemporânea, o progresso, a divisão social num contexto económico, cultural, religioso e migratório.”

Enquanto a sul africana Malebona Maphutse, disse, através de uma parceria instituída com a galeria "This Is Not A White Cube”, vive e trabalha em Joanesburgo e procura construir narrativas históricas por via da extensa e abrangente produção artística que inclui linogravura e digigrafia, pintura sobre tela, desenho, instalações escultóricas e vídeo art.

As suas instalações e colagens digitais, argumentou, apropriaram-se da linguagem visual dos panfletos de rua, explorando de forma mordaz a dívida histórica resultante de uma opressão sistémica. De modo a compreender a política do espaço, através do trabalho, sublinha que a artista "procura indagar de que forma os corpos encontram o espaço, transcendendo a ideia da mera existência.”

Edna Bittencourt disse que a artista sul africana desloca-se a Luanda na sequência da classificação alcançada no âmbito da mais recente edição do Emerging Painting Invitational Prize (EPI), um dos maiores acontecimentos artísticos do continente africano, exclusivamente dedicado à pintura.

Na qualidade de entidade de premiação do EPI, disse que a galeria "This Is Not A White Cube”, propôs Malebona Maphutse, para integrar uma residência artística em Angola depois desta ter alcançado o terceiro lugar na competição e de ter sido distinguida pela Associação das Galerias de Arte Africanas.

A gestora do projecto artístico ressaltou que a artista seleccionada tem a oportunidade de desenvolver um projecto de criação artística num contexto inédito para a cena artística local, beneficiando da parceria recentemente instituída entre a Nesr Art Foundation e a galeria. "Pela primeira vez a Nesr Art Foundation abre espaço para uma parceria com uma galeria local, de perfil internacional, com o intuito de criar sinergias e novos diálogos, entre artistas angolanos e da região”, destacou.

Próxima etapa a residência

Edna Bittencourt explicou que no processo de selecção para o programa de residências do ano 2023, foi extensivo a artistas da diáspora como de Moçambique e Cabo Verde, tendo sido escolhido pelo Comité Artístico da Fundação os artistas: Sofia Yala (Angola) e Carina Capitine (Moçambique).

As duas artistas, disse, vão fazer parte da segunda edição da residências artísticas da "Nesr Art Foundation”, decorrerá na mesma galeria. O mesmo, frisou, acontece com a troca de experiência artística entre Irene Amosi (Angola) e Filomena Mairose (Moçambique), que encerra a última etapa do ano do projecto que visa estabelecer um envolvimento mais profundo entre artistas e curadores e para criar oportunidades de orientação prática e teórica.

O programa da residência artística, lembrou, tem o compromisso de facilitar conexões com o cenário social e cultural no país, além de manter fortes conversas entre os residentes e profissionais de artes internacionais. Através da sede em Luanda, explicou, a fundação oferece um recurso público único para aumentar a conscientização e celebrar as ricas e diversas culturas de África e sua diáspora.

A This Is Not A White Cube é uma galeria de arte contemporânea com espaços expositivos em Luanda (Angola) e Lisboa (Portugal). Através da representação e colaboração com artistas nacionais e internacionais, estabelecidos e emergentes, apresenta um programa centrado em narrativas e debates relevantes, associados ao continente africano e à sua diáspora. Apesar da profunda ligação com África, é a primeira galeria de arte contemporânea africana em Portugal e Angola que se foca não só nos círculos artísticos lusófonos, mas também na estética emergente das produções culturais e artísticas do Sul Global.

A Nesr Art Foundation conta já com a realização de três residências artísticas ao longo do  último ano, no âmbito das quais recebeu  no estúdio Pamina Sebastião, Osvaldo Ferreira (Angola), Benigno Tengo (Angola), Eltina Gaspar (Angola), Adriano Cangombe (Angola) e Rui Magalhães (Angola).

A Nesr Art Foundation é uma fundação artística independente fundada em 2021, por Hiba e Wissam Nesr. Tem como foco apoiar artistas angolanos e da região, através de uma plataforma para o diálogo e intercâmbio dentro de África e internacionalmente. A Fundação oferece um espaço de pesquisa artística, produção e discurso crítico por meio das suas residências, colecção e projectos educacionais, centrados em torno de um espaço criativo localizado em Luanda, Angola.

A missão fundamental da Nesr Art Foundation é compartilhar a cultura, as criações do continente africano e colocá-las em diálogo com o mundo. A Fundação é uma instituição que incentiva a compreensão intercultural, e esforça-se para dar acesso à arte contemporânea para todo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura