Cultura

Artista Mónica de Miranda expõe obras no Camões

A artista luso-angolana Mónica de Miranda inaugurou na sexta-feira, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição “Construir o tempo”, que reúne um conjunto de obras interdisciplinares, baseadas numa simbiose entre o realismo e o imaginário e que ficará patente até 19 de Outubro.

12/09/2022  Última atualização 08H34
Quadros da artista podem ser apreciados na capital angolana © Fotografia por: DR

Com 14 quadros, 32 fotografias, 45 peças em compilação arqueológica e dois vídeos que retratam uma época, onde a artista pretende levar à reflexão dos visitantes a nostalgia do tempo, da memória, do lugar e da identidade individual, fazendo menção a vários períodos.

Segundo Mónica de Miranda, a exposição reflecte vários tempos: o presente, o passado e o futuro, fazendo uma incursão entre o realismo e o surrealismo, reflectindo vários lugares: Luanda, Maputo (Moçambique), Cabo Verde e Lisboa (Portugal), sendo retratadas as dificuldades das comunidades africanas na diáspora.  

"Às vezes, entre o real e o concreto, a reflexão pode ser mais difícil de enfrentar, então a ficção nos dá um lugar seguro para tentar contar outra história onde possamos imaginar e sentirmo-nos seguros”, referiu.

Por sua vez, o artista plástico Albino da Conceição considerou que a exposição procura dar forma à memória de todos aqueles que a visitam, através de vários suportes e dentro daquilo que é o estilo da artista.

"É um trabalho frutífero e de grande benefício para todos nós, torna-se necessário que eventos como este continuem a acontecer”, sublinhou.

A artista e pesquisadora apoia o seu trabalho em temas de arqueologia urbana e geografia pessoal, ao trabalhar de forma interdisciplinar com desenho, fotografia, cinema, vídeo e som, e no intercâmbio entre ficção e documentário.

Mónica de Miranda é artista visual e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Licenciada em Artes Visuais pela Camberwell College of Arts (Londres, 1998) e doutorada pela Universidade de Middlesex (Londres, 2014).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura