Sociedade

Artes estimulam promoção do turismo no “4 de Fevereiro”

Manuela Gomes

Jornalista

O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, ganhou uma nova imagem. A partir da zona de desembarque, os passageiros, agora, tomam contacto com representações artísticas que simbolizam a cultura, fauna, flora angolana e não só.

30/09/2022  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR

Estas obras artísticas estão expostas no "Mural Cultural”, uma iniciativa do artista Thó Simões e do "SGA 100% Conectados”, de Daniela Ribeiro, que mereceram, quinta-feira(29), a visita de uma comitiva, chefiada pelo secretário de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino.

No termo da visita, o secretário de Estado manifestou satisfação pelo sector do Turismo registar a participação de criadores nacionais, empenhados em contribuir para o desenvolvimento turístico no país.

Hélder Marcelino disse ser de todo o interesse do Ministério da Cultura e Turismo proporcionar às pessoas que entram, pela primeira vez ou não ao país, contacto com elementos da cultura e biodiversidade angolanas.

Realçou que o grande objectivo é, cada vez mais, encorajar a empresa responsável pela gestão dos aeroportos, para apostar na melhoria da imagem dos espaços aeroportuários, no sentido de serem motivos de atracção das pessoas visitarem o país.

"Foi muito interessante ver o ‘Mural Cultural’, onde pudemos identificar símbolos que representam as máscaras tradicionais usadas nalgumas culturas angolanas e outros emblemas representativos dos povos de Angola, como as aves endémicas, únicas no nosso país, e que, com certeza, atraem os turistas e estimulam o nosso turismo”, realçou.

Hélder Marcelino salientou que o incentivo ao turismo não ficará apenas pelas artes, daí defender mais motivos para incluir outros factores atractivos a nível do aeroporto, com dimensão internacional, para realçar aos passageiros, logo à chegada, que estão em Angola.

A ideia da exposição de artes no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro surge da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA - SA), no âmbito da sua responsabilidade corporativa, aliada ao compromisso das actividades promovidas pelo Executivo, no que toca à promoção da cultura e do turismo.

Entre os vários projectos, destacam-se o "Mural Cultural” e "SGA 100% Contactados”, que comportam informações sobre a história de Angola, ecossistema, música, cultura, atracções de forma apelativa, ambiente e vida sustentável.

O "Mural Cultural” tem início em Luanda, mas o objectivo é expandir a iniciativa para todos os aeroportos sob gestão da SGA.

No Aeroporto de Luanda, as amostras estão desenhadas num muro que circunda a pista, localizada num local eleito estrategicamente para pinturas das imagens, sendo este um dos primeiros contactos dos passageiros como o país.

Essa posição permite que logo à aterragem, o passageiro esteja próximo da cultura, através de imagens reproduzidas em mosaico de cores e padrões que representam Angola.

No muro, estão patentes três temas, designadamente "Fauna e flora”, "Arte e Cultura” e "Moda e beleza”, enquanto o projecto "SGA 100% Conectados” expõe uma retrospectiva de obras icónicas que afirmam a sua corrente do Curvismo científico, assente no legado histórico e cultural angolano em sincronia com a tecnológica.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade