O Estado angolano encaixou 6,5 mil milhões de kwanzas em dividendos, no período de 2023, com o Sector Empresarial Público, um aumento de 197,8 por cento face ao valor recebido em 2022.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinalou, terça-feira, o seu 60.º aniversário em ceremónia que decorreu na cidade de Abidjam, e presidida pelo Presidente da Republica da Cote d’Ivoire, Alassane Ouattara, que destacou o desempenho desta instituição bancária.
As viaturas pertencentes às instituições do Estado, com excepção às ligadas aos órgãos de Defesa e Segurança, poderão deixar de estar isentas do pagamento de seguro, com a alteração do Decreto 35/09, de 11 de Agosto de 2009, que regula o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel.
Aldemiro Gonçalves, que falava durante a conferência de imprensa que visou saudar o Dia Nacional dos Seguros e Fundos de Pensões, assinalado a 5 de Agosto, disse que a instituição prevê apresentar a proposta ao Conselho de Ministros até o fim do ano.
Conforme avançou o director, o Estado detém o maior parque automóvel do país, que corresponde a cerca de 55 mil viaturas, o que considerou um número elevado para circular sem o Seguro Obrigatório.
Aldemiro Gonçalves disse que com esta medida,a ARSEG quer evitar que o cidadão que pretende ver o dano que lhe foi causado resolvido, passe pela burocracia de determinados ministérios, ou seja, a ideia é transferir a responsabilidade à seguradora.
Questionado sobre o impacto financeiro, Aldemiro Gonçalves avançou que a esta altura não se pode ainda ter uma visão do que a medida pode gerar em termos de números.
O diploma, que vai à consulta pública no mês de Setembro, prevê ainda introduzir uma norma que alarga o âmbito de cobertura do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel aos danos causados aos peões, ciclistas e outros utilizadores não motorizados das estradas.
A introdução de uma norma para a actualização do montante do capital seguro, de modo a adequá-lo à situação macroeconómica do país, assim como a introdução de uma norma que agrava as sanções impostas nos casos de ausência do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil.
"Essa norma vai conferir competência para o órgão responsável pela fiscalização do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel de apreender, em caso de ausência do seguro, para além do veículo a respectiva documentação da viatura”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente da Fundação FBS, Bornito de Sousa, a ministra da Educação, Luísa Grilo, o ministro Conselheiro da embaixada do Brasil, Eduardo Lessa, e o representante do FMI em Angola, Victor Lledo, vão discutir o desenvolvimento sustentável do país em diversas áreas esta quinta-feira, em Luanda.
Os actos de gestão do Porto de Luanda, incluindo os praticados pelo Conselho de Administração, têm sido escrutinados a nível nacional e internacional, bem como pelos sindicatos e por instituições de auditoria e fiscalização interna e externa.
Analistas contactados pela Lusa sobre as conclusões do Fórum de Cooperação China e África, da semana passada, convergem na ideia de que a relação vai mudar, afastando-se da simples exportação de matérias-primas, mas não para já.
Angola e Benim podem assinar, ainda este ano, um acordo no domínio da transportação aérea para o projecto cultural pan-africano do Festival de Vodu, onde a TAAG poderá operar vôos através da rota Rio de Janeiro-Luanda-Cotonou.
O percurso para elencar os índices de produção e produtividade como garante essencial da segurança alimentar passa, também, pelo reforço ou fortalecimento da organização comunitária que enfatiza a economia familiar, no contexto agrícola, pesqueiro e aquícola, cuja função fundamental consiste na produção e fornecimento de alimentos frescos e saudáveis para as populações, radicados na preservação das tradições e consubstanciado na promoção e utilização responsável dos recursos naturais. Tudo isso contribui para a criação de emprego e rendimentos para as respectivas famílias.
Meu pai tinha a primeira livraria de Nova Lisboa, Huambo. Quase tudo vinha do Brasil. Lembro-me dos mosquitos, livrinhos para crianças. E a ervanária ao lado. Também vinham livros portugueses e Ágata Christie, a senhora dos policiais que minha mãe leu todos e me mandou ler alguns e ficou desapontada quando eu lhe disse que eram todos iguais, só mudavam as personagens. Depois eram os almanaques de que eu, ainda, não perdi a paixão.
Mais de dois mil professores em todo o território nacional vão trabalhar no Censo Geral da População e Habitação, anunciou, quarta-feira, em Luanda, o porta-voz da comissão multissectorial.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, denunciou quarta-feira, a existência de efectivos das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional e empresas de segurança, que fornecem armas de fogo a delinquentes para o cometimento de crimes.
O Clube Desportivo Isaac de Benguela surpreendeu, quarta-feira, o FC Bravos do Maquis ao impor um rigoroso empate a uma bola no Estádio Nacional Tundavala, no Lubango, no desafio de abertura da 48.ª edição do Girabola, época de 2024/2025.