Economia

ARSEG propõe fim da isenção do seguro obrigatório aos automóveis do Estado

Waldina de Lassalete

Jornalista

As viaturas pertencentes às instituições do Estado, com excepção às ligadas aos órgãos de Defesa e Segurança, poderão deixar de estar isentas do pagamento de seguro, com a alteração do Decreto 35/09, de 11 de Agosto de 2009, que regula o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel.

06/08/2024  Última atualização 07H56
Aldemiro Gonçalves, da ARSEG (centro), apresentou a proposta © Fotografia por: Waldina de Lassalete | Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo director do Gabinete Jurídico da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Aldemiro Gonçalves, que falava durante a conferência de imprensa que visou saudar o Dia Nacional dos Seguros e Fundos de Pensões, assinalado a 5 de Agosto, disse que a instituição prevê apresentar a proposta ao Conselho de Ministros até o fim do ano.

Conforme avançou o director, o Estado detém o maior parque automóvel do país, que corresponde a cerca de 55 mil viaturas, o que considerou um número elevado para circular sem o Seguro Obrigatório.

Aldemiro Gonçalves disse que com esta medida,a ARSEG quer evitar que o cidadão que pretende ver o dano que lhe foi causado resolvido, passe pela burocracia de  determinados ministérios, ou seja, a ideia é transferir a responsabilidade à seguradora.

Questionado sobre o impacto financeiro, Aldemiro Gonçalves avançou que a esta altura não se pode ainda ter uma visão do que a medida pode gerar em termos de números.

O diploma, que vai à consulta pública no mês de Setembro, prevê ainda introduzir uma norma que alarga o âmbito de cobertura do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel aos danos causados aos peões, ciclistas e outros utilizadores não motorizados das estradas.

A introdução de uma norma para a actualização do montante do capital seguro, de modo a adequá-lo à situação macroeconómica do país, assim como a introdução de uma norma que agrava as sanções impostas nos casos de ausência do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil.

"Essa norma vai conferir competência para o órgão responsável pela fiscalização do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel de apreender, em caso de ausência do seguro, para além do veículo a respectiva documentação da viatura”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia