Economia

Arrecadação fiscal de 2022 foi de 18 mil milhões

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

A arrecadação fiscal das províncias que compõem a 7ª Região Tributária (Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico) situou-se em 18 mil milhões de kwanzas, no ano passado, revelou o director daqueles serviços afectos à Administração Geral Tributária (AGT), em Saurimo.

27/01/2023  Última atualização 09H36
© Fotografia por: DR

Paulo João, que falava, na terça-feira, no lançamento da segunda fase do Programa de Educação Fiscal e Cidadania, em Saurimo, considerou de positivas as actividades exercidas na 7ª Região Tributária durante o ano económico de 2022, quando os contribuintes particulares sobressaíram no pagamento de impostos.

"Deve-se ter em conta que o pagamento de impostos através de arrecadação de recursos não petrolíferos é uma cultura urbana que deve mobilizar todos os cidadãos que usam os serviços públicos e privados, para fazer progredir a economia do país”, referiu, considerando que a educação fiscal é, igualmente, um "importante veículo no processo de arrecadação de receitas”.

Paulo João destacou o programa pelo objectivo de orientar os cidadãos da província da Lunda-Sul das ferramentas que consciencializem para o exercício da cidadania, sendo u, processo de preparação de futuros contribuintes.

A formação subjacente ao programa, apontou, tem intrínseca a ideia de levar informação às escolas da região, para retirar dos jovens a percepção de que o pagamento de impostos "é única e exclusivamente para o Estado ganhar dinheiro, quando, afinal, é usado nas sociedades modernas com a finalidade de garantir o bom funcionamento dos serviços e bem-estar das populações.

O lançamento, que decorreu no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Lueji A'nkonde, contou com a participação de docentes, magistrados e um número superior a100 estudantes de diferentes sistemas de ensino da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia