Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, participa, desde ontem, em Berlim, Alemanha, na 16ª edição da conferência “Africa Global Business Summit”, cujo tema genérico é “promover as parcerias globais do sector privado em África, perspectivas e desafios”.
As obras de construção da Refinaria do Soyo, cujo concurso público internacional foi ganho pelo consórcio norte-americano Quantem, arrancam hoje, depois de terem sido concluídos os trabalhos de desminagem e desmatação do terreno de 712 hectares, na zona da Matanga, a Sudoeste da cidade.
A Refinaria, cujo investimento global avaliado em 3,5 mil milhões de dólares, deverá ser concluída em 2025, altura em que começa a processar cem mil barris de petróleo por dia, de acordo com o administrador executivo da Sonangol Refinação e Petroquímica, Faustino Conde, quando apresentava, recentemente, na cidade do Soyo, o projecto da construção desta infra-estrutura às autoridades locais.
Faustino Conde fez saber, na ocasião, que o projecto prevê a construção de uma unidade de processamento e outra de aprovisionamento do petróleo bruto, de transportes e instalação de acessórios, bem como de um cais para ancorar dois petroleiros com a capacidade de até 100 mil toneladas de petróleo bruto.
Avançou que, está, igualmente, prevista a edificação de uma área residencial com capacidade para albergar mil trabalhadores, além de outros serviços como uma estação de produção e tratamento de água potável e residual, um aterro sanitário de resíduos e uma central eléctrica.
O responsável frisou que o projecto surge no âmbito da estratégia do Executivo angolano, instituída no plano nacional de desenvolvimento de construção de novas refinarias no país, de modo a alcançar-se a meta de produção de 260 mil barris por dia, nos próximos anos.
"A construção da Refinaria do Soyo constitui um projecto que a médio prazo irá contribuir para colmatar o défice interno de derivados do petróleo. E é nessa perspectiva que, por Decreto Presidencial número 150 / 19 de 16 de Agosto, foi o Ministério dos Petróleos e Recursos Minerais autorizado a prover e executar o concurso público internacional para seleccionar o investidor com capacidade técnica e financeira para construir, ser proprietário e operar uma Refinaria com capacidade de processar até 100 mil barris de petróleo na cidade do Soyo”, disse.
Reagindo à implementação desta importante infra-estrutura para a economia nacional, o governador do Zaire, Pedro Makita Júlia, valorizou o facto de ser uma oportunidade para a criação de novos postos de trabalho, que resultarão das obras e da posterior operação da Refinaria, abrindo, deste modo, perspectivas de empregos de longo prazo para os habitantes locais e não só.
O consórcio Quanten, além da Atis Nebest, é integrado pelas norte-americanas Quanten LLC, TGT Inc e Aurum & Sharp LCC), foi, em Março do ano passado, anunciado vencedor do concurso para a construção da Refinaria do Soyo, detendo 90 por cento do capital da unidade, com os outros 10 por cento a serem detidos pela Sonangol Refinação e Petroquímica.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCem excursionistas partiram, ontem, a bordo de uma composição dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) com destino ao Luau, uma localidade do Moxico fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC), numa viagem turística promovida para divulgar a oferta implantada ao longo da via férrea que cruza o país do Litoral ao Leste.
Camponeses do Andulo, Bié, duplicaram o fornecimento de 150 para 300 toneladas por semana, de Setembro do ano passado até ao mês corrente, fruto apoio em máquinas de lavoura, sementes e outros instrumentos de trabalho, disse ao Jornal de Angola o director municipal da Agricultura e Pescas.
A 16.ª edição da conferência Africa Global Business Summit, sob o lema: "Promover as parcerias globais do Sector Privado em África; Perspectivas e Desafios." teve início, em Berlim, na Alemanha, esta quinta-feira, com a presença de Angola, que enviou uma delegação chefiada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mário Oliveira.
Investidores sérvios querem direccionar mais capitais para Angola, depois do sucesso da instalação da fábrica de doces na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda - Bengo, avaliada em cerca de 14 milhões de euros (7,59 mil milhões de kwanzas).
A Guiné-Bissau alcançou, esta sexta-feira, em Abuja, no Estádio Nacional Moshood Abiola, contra a Nigéria, orientada por José Peseiro, um triunfo histórico, por 1-0, no encontro do grupo A, referente ao apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano, na Côte d'Ivoire.
A embaixada de Angola na Rússia celebrou, na última quinta-feira, em Moscovo, o Dia da Libertação da África Austral, assinalado a 23 de Março, soube hoje o JA Online através de uma nota enviada.
O Governo francês proibiu, esta sexta-feira, a instalação e o uso de aplicações recreativas, como a rede social chinesa TikTok e a plataforma norte-americana de ‘streaming’ Netflix, nos telemóveis de trabalho dos 2,5 milhões de funcionários públicos.
Angola participou, quinta-feira, 23 de Março, a partir de Luanda, em mais uma Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), onde foram analisadas questões administrativas e financeiras que dificultam o normal funcionamento da instituição.