Economia

Arranca primeiro Fórum de Empreendedorismo Juvenil

Nádia Dembene e Celeste de Melo

Jornalistas

O primeiro Fórum de Empreendedorismo Juvenil arranca hoje, em Luanda, sob o lema “desafios e oportunidades para a diversificação da economia no contexto actual". O evento conta com 200 expositores nacionais.

11/04/2024  Última atualização 11H19
Diversificação da Economia © Fotografia por: DR
O Fórum, que decorre até ao dia 13 de Abril, é uma iniciativa da Associação de Promoção de Empregabilidade Juvenil (APEJ) em parceria com Instituto Angolano da Juventude (IAJ).

O Coordenador do projecto Benvindo André,  disse que A Amostra de oportunidades empreendedoras faz parte do plano estratégico da APEJ no âmbito do Quinquénio da Empregabilidade 2023 – 2027 que aposta no auto-emprego e empregabilidade juvenil, para estimular a juventude no desenvolvimento de soluções sustentáveis de negócios.  

No Fórum, disse o responsável, os empreendedores irão expor negócios ligados aos sectores da agricultura, indústria de transformação, comércio, construção civil bem como prestação de serviços.

Benvindo André disse que, a Iª edição do Fórum terá como destaque, a apresentação pública de três grandes Projectos que irão resolver significativamente a problemática da Empregabilidade juvenil, através do Fórum de Oportunidades Empreendedoras em Inclusão Financeira.

O evento vai contar com representantes do Banco Nacional de Angola, Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, Fundo Activo de Capital de Risco, Programa de Reconversão da Economia Informal, Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Banco de Desenvolvimento de Angola.

Instituto da Juventude e AGT assinam acordo de cooperação

O Instituto Angolano da Juventude (IAJ) assinou, recentemente, um protocolo de cooperação no domínio da integração económica com a Administração Geral Tributária (AGT), informou o director geral adjunto da instituição.

José Mateus frisou que o acordo foi concebido com base na materialização do  Programa de Orientação Económica da Juventude Angolana (POEJA) e visa contribuir para a promoção e divulgação da Educação e da Cidadania Fiscal junto dos jovens.

O director-geral adjunto do IAJ sublinhou que o protocolo é parte de objectivos específicos, entre eles, o de proporcionar aos jovens níveis elevados de educação e cidadania fiscal, capaz de os permitir compreender a função socioeconómica dos impostos e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias do cidadão.

O acordo, criado também para fomentar a promoção da literacia fiscal, serve, ainda, para a disseminação de informações e conceitos sobre a gestão fiscal entre os adolescentes e jovens, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos e auxiliar a implementação do Plano Nacional de Educação e Cidadania Fiscal e do Programa de Orientação Económica da Juventude desenvolvidos pela AGT e o pelo IAJ.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia