Angola participará, no próximo dia 12 de Junho, da 18ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno em Moçambique (FITI), que reúne participantes da África do Sul, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), órgão do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, realiza, esta quarta-feira, a cerimônia de Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Memorial Dr. António Agostinho Neto.
O Arquivo Nacional de Angola deverá disponibilizar, brevemente, para consulta, o acervo bibliográfico do nacionalista e intelectual angolano Mário Pinto de Andrade, depois da cerimónia de assinatura do protocolo de cessão do referido espólio cedido pelas herdeiras.
A entrega formal do acervo
aconteceu ontem, no Arquivo Nacional. A socióloga Henda Ducados, que com a irmã
Anou-chka de Andrade, assinou o protocolo ao lado da directora do Arquivo,
Alexandra Aparício, mostrou-se regozijada com a concretização desta iniciativa,
que levou cerca de cinco anos.
Henda Ducados disse que o
acervo reúne, essencialmente, livros que são o testemunho da sua curiosidade e
sede de conhecimento. Feliz com o empenho do Arquivo e do Ministério da
Cultura, Turismo e Ambiente, na concretização da iniciativa, agradeceu pela
disponibilidade das instituições. "Eu e a minha irmã fazemos fé que o seu
legado seja usufruído em Angola e no estrangeiro, a partir deste acervo que se
divulga agora”, frisou.
Por seu lado, a secretária
de Estado da Cultura, Maria da Piedade, agradeceu o gesto das filhas de Mário
Pinto de Andrade, reputando-o de exemplar, já que, com a assinatura do referido
protocolo, o acto fica na história como o primeiro de muitos que se seguem.
Maria da Piedade espera, com
esta iniciativa, que muitos outros herdeiros de nacionalistas e intelectuais,
entre outros, possam deixar os seus acervos naquela instituição dedicada à
preservação da nossa memória colectiva. Enquanto isso, a directora do Arquivo
Nacional garantiu que tão logo o acervo seja tratado e catalogado será
disponibilizado para consulta ao público.
Alexandra Aparício, que
revelou haver outras iniciativas em curso, apelou a que mais figuras sigam o
exemplo das herdeiras de Mário Pinto de Andrade, pois a instituição que dirige
possui mil metros quadrados de espaço reservado exactamente para acolher
acervos desta natureza, no âmbito do agora lançado projecto "Nacionalistas”.
Depois da assinatura do
protocolo, a ministra da Educação, Rosa Grilo, que prestigiou o acto, procedeu
ao corte da fita da sala de leitura "Mário Pinto de Andrade” e acompanhou a
exposição aí presente sobre a vida do nacionalista e a sua visão sobre África.
Mário Pinto de Andrade nasceu no Golungo Alto, a 21 de Agosto de 1928, no seio de uma das mais antigas e respeitadas famílias de Luanda (o seu pai, Cristino Pinto de Andrade, funcionário público, foi um dos fundadores da Liga Nacional Africana). Muito cedo começou a interessar-se por todas as questões ligadas à cultura do continente que o viu nascer e à dignificação do homem africano, questões às quais consagrou a vida inteira.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA VII edição do projecto “Unitel - Festa da Música”, que acontece nos dias 4 e 11 de Junho, na Huíla e Benguela, e 2 de Julho, em Luanda, regressa, este ano, ao formato normal, com público e artistas estrangeiros como convidados.
“Pinturas e Esculturas” é o título da exposição colectiva, que reúne, até ao final deste mês, em Lisboa, Portugal, os trabalhos dos artistas angolanos Indira Mateta, Dila Moniz, Lino Damião, Horácio Dá Mesquita, Carlos Bajouca, Mário Tendinha e Luandino Carvalho.
O mercado angolano está aberto à entrada de empresários senegaleses que pretendem investir em Angola e que queiram aproveitar as oportunidades disponíveis, disse, nesta quarta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manifestou, nesta quarta-feira, em Luanda, o interesse em trabalhar de forma conjugada para que se encontrem as melhorias vias para o desenvolvimento de uma “cooperação sólida e dinâmica” com o Senegal.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, um encontro em privado no Palácio Presidencial à Cidade Alta, com o seu homólogo do Senegal, Macky Sall, no âmbito da visita de Estado de 72 horas que efectua a Angola, para o reforço das relações bilaterais entre os dois países.
Este dia, anteriormente proclamado como Dia da Libertação Africana, celebra a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
Hoje é Dia Mundial da Criança Desamparada. Em prol da efeméride, o Jornal de Angola ouviu responsáveis de instituições que velam pela protecção dos seus direitos, tendo constatado que, em várias províncias, o número de crianças de e na rua tende a aumentar.
Todos os órgãos de comunicação social, públicos e privados, devem criar os conselhos de redacção, antes das Eleições Gerais, previstas para Agosto, disse, segunda-feira, em Luanda, a presidente da Comissão da Carteira e Ética.