Desporto

Arnaldo Chaves enluta desporto

Marcial Batunina

Jornalista

O antigo treinador de futebol e comentador desportivo Arnaldo Chaves faleceu ontem, vítima de doença prolongada, segundo uma nota da Associação de Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA).

03/05/2024  Última atualização 14H40
Técnico morre aos 75 anos © Fotografia por: DR

Arnaldo Ferreira Chaves Júnior nasceu na vila de Calulo, província do Cuanza-Sul, a 15 de Agosto de 1948. O ingresso no mundo do futebol ocorreu aos oito anos, tendo abraçado a posição de guarda-redes na única Escola Primária que existia na década de 50, no município do Libolo.

Dez anos depois, Chaves fixou residência em Luanda como atleta e mais tarde como treinador. A formação futebolística teve o cunho do Sporting Clube da Maianga.

Na flor da idade, trabalhou na Casa Americana e representou o referido organismo no Campeonato Corporativo, e actuou ao lado de Maló, Zé Miúdo, Gaspar, Alves, Elias, Miguel, Conceição e tantos outros.

Por conta da sua polivalência, Arnaldo Chaves tinha capacidade de jogar no meio e no sector avançado. Combinava com perfeição o binómio velocidade e pontaria a veia goleadora agigantou-se e na mesma época e foi distinguido como melhor marcador do campeonato e   da sua equipa.

Em 1967 recebeu a proposta de representar o Agrupamento dos Serviços de Materiais de Angola (ASMA), sendo o aumento salarial um dos principais objectivos. Ao serviço do ASMA, o antigo treinador foi campeão provincial e três anos depois deixou a formação devido a uma lesão.

Arnaldo Chaves abraçou novos desafios e a oportunidade de seguir para Benguela, onde rubricou um vínculo com o Sporting e Académica do Lobito e chegou a vestir a camisola do Atlético Sport Aviação (ASA) e da Selecção Nacional. Em 2009, assessorou a Djalma Cavalcanti, no Sporting de Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto