Berlim rejeita uma nova dívida comum europeia segundo o modelo do plano de recuperação pós-covid-19 para financiar a reconstrução da Ucrânia, disse esta sexta-feira (20) o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.
A frota europeia de pesca em alto mar pediu ao alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, o destacamento urgente de militares no golfo da Guiné para travar a pirataria na região.
Citada
pela Efe, a associação espanhola Opagac, que representa nove armadores
de pesca de atum, diz que nos últimos meses se registaram duas
tentativas falhadas de sequestro de navios pesqueiros comunitários. Acrescenta
que em 2021 se contabilizaram 11 sequestros a bordo de navios
estrangeiros nas águas da África ocidental, que resultaram em 82
tripulantes retidos e uma vítima mortal.
No
seu apelo a Borrell, a frota europeia reconhece os esforços
comunitários realizados nos últimos anos para prevenir a pirataria no
Golfo da Guiné, mas apela à UE para que "adote medidas imediatas para
garantir a segurança da cadeia de abastecimento em geral e das
tripulações e mercadorias transportadas" Para
isso, exige o destacamento de forças militares que "permitam aumentar a
capacidade de resposta perante eventuais incidentes, com a cooperação
da Agência Europeia de Defesa, do Serviço Europeu de Ação Externa, da
Agência Europeia de Controlo da Pesca e dos Estados-membros, em
coordenação com os Estados costeiros".
Os
armadores pedem ainda que a UE estabeleça "diálogos bilaterais e
multilaterais" com os países costeiros para fortalecer a cooperação em
matéria de defesa, a partilha de informações e operações navais
conjuntas. Um
total de 132 incidentes de pirataria marítima foram registados no mundo
no ano passado, o número mais baixo desde a década de 90, anunciou na
semana passada o Departamento Marítimo Internacional (IMB, na sigla em
inglês). Para
esta descida, explicou então a organização, contribuiu a queda de
ataques no Golfo da Guiné, que desceu de 81 em 2020 para 24 em 2021.
Segundo dados hoje divulgados pela Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entre os 132 incidentes contabilizados, não há qualquer caso em navios de bandeira portuguesa. As águas do Golfo da Guiné, que se estendem por milhares de quilómetros desde Angola até ao sul do Senegal, continuam a ser as mais perigosas do mundo devido à pirataria, aponta a DGRM.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), em guerra com o Governo de Adis Abeba há ano e meio, anunciou esta sextya-feira (20) que vai libertar 4.200 prisioneiros de guerra, incluindo mais de 400 mulheres.
A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um "grupo de facilitação internacional" para tentar conseguir um cessar-fogo "passo a passo" na Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa manifestaram esta sexta-feira (20) a necessidade de realizar uma reunião de chefes de Estado e Governo para abordar a guerra na Ucrânia, o quarto encontro em 70 anos.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco YETU anunciaram, esta semana, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançados em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, orienta este sábado, 21, no estádio de futebol da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, o acto político de massas, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as Eleições Gerais de Agosto próximo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, visitou, nesta sexta-feira, 20, em Luanda, as obras de requalificação do edifício sede do Jornal de Angola e a construção de um novo edifício para albergar a redacção central do Jornal de Angola, onde recebeu explicações do empreiteiro.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.