O ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
O subsecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Guillermo Merediz, pediu, em Buenos Aires, mais acção da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Argentina (CCIAA), para que seja a ponte entre os empresários argentinos e angolanos.
O governante argentino, que falava num encontro com membros da CCIAA, anunciou, para Junho deste ano, uma visita de trabalho a Angola, que deverá contribuir para o estreitamento das relações entre os dois países. "É importante haver este alinhamento”, defendeu Guillermo Merediz, citado por uma nota da CCIAA enviada ontem ao Jornal de Angola.
Merediz disse que, para além de Angola, na mesma ocasião deverá visitar, igualmente, a África do Sul, tendo justificado a escolha dos dois países com o facto de serem "mercados que interessam à Argentina”.
A Argentina, de acordo ainda com o subsecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, tem estreitado as relações com os países africanos, referindo que os contactos têm sido salutares e continuam a crescer.
Ao destacar a importância de Córdoba e Mendoza na economia argentina, Guillermo Merediz sugeriu que estas duas cidades deveriam ser tidas em conta na cooperação com os países africanos.
Participou no encontro, o presidente da CCIAA, o angolano Agílio Campos, a quem Guillermo Merediz teceu rasgados elogios pela forma como falou da experiência comercial da Argentina.
Agílio Campos encontra-se em missão de serviço na Argentina, tendo estado em Córdoba, onde decorre a maior feira de negócios daquele país da América do Sul e participado, em Buenos Aires, numa mesa-redonda, na Embaixada de Angola, na qual foram apresentadas as potencialidades económicas do país.
Em Novembro do ano passado, o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, anunciou que os dois países estavam a trabalhar para o estreitamento das relações.
Em visita ao Porto do Lobito, o diplomata apontou que a cooperação deve estender-se não só do ponto de vista comercial, mas também a nível político e cultural.
Verdier considerou que o Corredor do Lobito joga um papel importante na ligação de Angola não só com os países vizinhos, mas também com a América do Sul. Disse ser esta mais uma razão para o estreitamento das relações entre Angola e a Argentina.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA consultora Oxford Economics considerou, domingo, que a extensão do programa de privatizações em Angola até 2026, incluindo grandes empresas, será positiva para a diversificação económica do país e vai aumentar o interesse dos investidores estrangeiros.
A Arábia Saudita afirmou, domingo, que vai reduzir a sua oferta de crude em um milhão de barris diários a partir de 1 de Julho, um corte "voluntário", anunciado pelo ministro da Energia saudita, Abdelaziz bin Salman.
O Executivo angolano tem como prioridade até ao ano de 2027 tornar a região do Okavango nos municípios do Dirico, Mavinga e Rivungo, na província do Cuando Cubango, numa zona estratégica de interesse de investimentos para o desenvolvimento do turismo no país.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Quem compra um terreno infra-estruturado não está autorizado a revender, sem que tenha construído. O alerta é do presidente do conselho de administração da Empresa de Gestão de Terrenos Infra-estruturados (EGTI), Pedro Ivo Cristóvão.
O ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
O contributo da República Popular da China no processo da diversificação económica de Angola e o alargamento da cooperação sino-angolana no sector cultural foram destacados, em Yuwu, pelo professor e analista político Almeida Henriques, como factores determinantes para o país ultrapassar a dependência do petróleo.
A Polícia de Intervenção Rápida (PIR) é uma força de referência nacional cujos efectivos têm demonstrado coragem, determinação e bravura no cumprimento das missões, ao longo de 31 anos de existência, considerou, domingo, em Luanda o comandante-geral da Polícia Nacional.