Economia

Argentina defende mais acção da Câmara de Comércio

O subsecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Guillermo Merediz, pediu, em Buenos Aires, mais acção da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Argentina (CCIAA), para que seja a ponte entre os empresários argentinos e angolanos.

12/03/2023  Última atualização 09H20
Membros da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Argentina reuniram em Buenos Aires © Fotografia por: DR

O governante argentino, que falava num encontro com membros da CCIAA, anunciou, para Junho deste ano, uma visita de trabalho a Angola, que deverá contribuir para o estreitamento das relações entre os dois países. "É importante haver este alinhamento”, defendeu Guillermo Merediz, citado por uma nota da CCIAA enviada ontem ao Jornal de Angola.

Merediz disse que, para além de Angola, na mesma ocasião deverá visitar, igualmente, a África do Sul, tendo justificado a escolha dos dois países com o facto de serem "mercados que interessam à Argentina”.

A Argentina, de acordo ainda com o subsecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, tem estreitado as relações com os países africanos, referindo que os contactos têm sido salutares e continuam a crescer.

Ao destacar a importância de Córdoba e Mendoza na economia argentina, Guillermo Merediz sugeriu que estas duas cidades deveriam ser tidas em conta na cooperação com os países africanos.

Participou no encontro, o presidente da CCIAA, o angolano Agílio Campos, a quem Guillermo Merediz teceu rasgados elogios pela forma como falou da experiência comercial da Argentina.

Agílio Campos encontra-se em missão de serviço na Argentina, tendo estado em Córdoba, onde decorre a maior feira de negócios daquele país da América do Sul e participado, em Buenos Aires, numa mesa-redonda, na Embaixada de Angola, na qual foram apresentadas as potencialidades económicas do país.

Em Novembro do ano passado, o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, anunciou que os dois países estavam a trabalhar para o estreitamento das relações.

Em visita ao Porto do Lobito, o diplomata apontou que a cooperação deve estender-se não só do ponto de vista comercial, mas também a nível político e cultural.

Verdier considerou que o Corredor do Lobito joga um papel importante na ligação de Angola não só com os países vizinhos, mas também com a América do Sul. Disse ser esta mais uma razão para o estreitamento das relações entre Angola e a Argentina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia