O presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, afirmou, esta segunda-feira, que "estamos a pensar levar entre 12 e 14 modalidades diferentes, andebol, basquetebol, remo, vela, canoagem, atletismo, natação, judo, ténis de mesa, taekwondo e lutas", a Paris, onde vão decorrer os Jogos Olímpicos de Verão, em 2024.
A Argélia estreou-se, esta sexta-feira, com um triunfo por 1-0, frente à Líbia, no Estádio Nelson Mandela, em jogo inaugural do Grupo A da 7ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), que decorre na Argélia.
Os anfitriões entraram melhor no jogo e procuravam os caminhos para visarem à baliza adversária. Com maior posse de bola, a selecção argelina jogava no erro do adversário, mas não encontrava espaços para se adiantar no marcador.
A Líbia apresentou-se em 4-3-3, sem, contudo, encontrar espaço para impor o seu futebol. O sector defensivo argelino mostrou-se bastante seguro, razão pela qual a Líbia não apareceu no jogo.
Apesar do empate sem golos na etapa inicial, a Argélia foi à equipa mais esclarecida no terreno e criou várias ocasiões de golo, para construir um resultado histórico frente à similar da Líbia.
Os médios Lahmedi, Meziane e Kendouci dificultaram ao máximo o sector mais recuado da Líbia. Corentin Martins, seleccionador líbio, não encontrava argumentos suficientes para contrapor o mortífero ataque argelino. O guarda-redes argelino Guendouz foi um mero espectador no desafio, porque não teve uma noite laboriosa.
No regresso dos balneários, a Argélia voltou a mandar no jogo, com o técnico Madjid Bougherra, a não mexer no "onze" inicial, bem como no esquema táctico, que apresentou na primeira parte do desafio.
Com os cânticos de incentivos vindos das bancadas, os anfitriões passaram a atacar mais à baliza líbia, com jogadas elaboradas de trás para frente, finalizadas com cruzamentos perigosos.
Fruto da pressão exercida sobre o adversário, a selecção argelina inaugurava o marcador, por intermédio de Aimen Mahious, aos 57 minutos, na transformação de uma grande penalidade.
Depois de um mau atraso do central Makkari, o guarda-redes Allafi na abordagem do lance, derrubou o avançado Meziane. A estrela argelina Mahious converteu o penálti com mestria, colocando a bola no lado esquerdo e o kipper Allafi foi para o direito.
Após o golo marcado, a Argélia não cruzou os braços e manteve o pé no acelerador, porque sabia de antemão que a magra vantagem inspirava sérios cuidados. À semelhança do primeiro tempo, os comandados de Madjid Bougherra voltaram a desperdiçar situações iminentes de golos, com o árbitro sul-africano a realizar um excelente trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
A equipa de ciclistas do Petro de Luanda (BAI Sicasal) participou, este domingo, na 6ª edição da prova internacional de Ciclismo denominada “Clássica da Arrábida”, que decorreu em Portugal, num percurso de cerca de 182 quilómetros
A esperança do Petro de Luanda morreu, sábado, nos falhanços de Gilberto, 31´, e Tiago Azulão, aos 45+2´e 68´. A precisar de golos para reviver na Champions, os tricolores desperdiçaram quando não deveriam, para piorar permitiram que o JS Kabylie selasse o apuramento antecipado em pleno minuto 90, quando Mouaki Dadi mostrou a Gilberto como é que deveria ter feito quando tinha o guarda- redes Medjadel pela frente.
O Zamalek, que estava obrigado a ganhar, diante do CR Belouizdad, em jogo a contar para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, perdeu e foi eliminado da prova, na passada sexta-feira, por 0-2, quando falta uma ronda por disputar.
As autoridades vietnamitas anunciaram, esta segunda-feira, que apreenderam sete toneladas de marfim proveniente de Angola, o maior carregamento deste tipo interceptado nos últimos anos, avança a AFP, citada pela Lusa.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .