Desporto

Argélia vence Líbia na estreia do CHAN

António de Brito

A Argélia estreou-se, esta sexta-feira, com um triunfo por 1-0, frente à Líbia, no Estádio Nelson Mandela, em jogo inaugural do Grupo A da 7ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), que decorre na Argélia.

14/01/2023  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR
Apostados em conquistar os três pontos, os argelinos entraram fortes e remeteram os líbios à defesa. A jogar em 4-2-3-1, a Argélia chegava com relativa facilidade à baliza adversária, mas os seus jogadores não conseguiam finalizar as oportunidades de golo criadas.

Os anfitriões entraram melhor no jogo e procuravam os caminhos para visarem à baliza adversária. Com maior posse de bola, a selecção argelina jogava no erro do adversário, mas não encontrava espaços para se adiantar no marcador.

A Líbia apresentou-se em 4-3-3, sem, contudo, encontrar espaço para impor o seu futebol. O sector defensivo argelino mostrou-se bastante seguro, razão pela qual a Líbia não apareceu no jogo.

Apesar do empate sem golos na etapa inicial, a Argélia foi à equipa mais esclarecida no terreno e criou várias ocasiões de golo, para construir um resultado histórico frente à similar da Líbia.

Os médios Lahmedi, Meziane e Kendouci dificultaram ao máximo o sector mais recuado da Líbia. Corentin Martins, seleccionador líbio, não encontrava argumentos suficientes para contrapor o mortífero ataque argelino. O guarda-redes argelino Guendouz foi um mero espectador no desafio, porque não teve uma noite laboriosa.

No regresso dos balneários, a Argélia voltou a mandar no jogo, com o técnico Madjid Bougherra, a não mexer no "onze" inicial, bem como no esquema táctico, que apresentou na primeira parte do desafio.

Com os cânticos de incentivos vindos das bancadas, os anfitriões passaram a atacar mais à baliza líbia, com jogadas elaboradas de trás para frente, finalizadas com cruzamentos perigosos.

Fruto da pressão exercida sobre o adversário, a selecção argelina inaugurava o marcador, por intermédio de Aimen Mahious, aos 57 minutos, na transformação de uma grande penalidade.

Depois de um mau atraso do central Makkari, o guarda-redes Allafi na abordagem do lance, derrubou o avançado Meziane. A estrela argelina Mahious converteu o penálti com mestria, colocando a bola no lado esquerdo e o kipper Allafi foi para o direito.

Após o golo marcado, a Argélia não cruzou os braços e manteve o pé no acelerador, porque sabia de antemão que a magra vantagem inspirava sérios cuidados. À semelhança do primeiro tempo, os comandados de Madjid Bougherra voltaram a desperdiçar situações iminentes de golos, com o árbitro sul-africano  a realizar um excelente trabalho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto