O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
Após a realização de 30 jogos durante a primeira fase do CHAN da Argélia, a competição cumpre hoje e amanhã uma pausa, reatando na sexta-feira, com os jogos dos quartos-de-final.
O país organizador, a Argélia, defronta a Costa do Marfim, na sexta-feira, às 17h00, no Estádio Nelson Mandela, num jogo aguardado com bastante expectativa por parte dos adeptos argelinos e não só. O conjunto derrotado fica afastado do torneio.
Integrada no Grupo A, a equipa anfitriã terminou a prova invicta, vencendo os três encontros, totalizando nove pontos. Os argelinos superaram Moçambique, Líbia e Etiópia. Na condição de organizador, a Argélia ambiciona a conquista do título continental e tem caminho aberto, depois da desistência do detentor do troféu, Marrocos, por força do conflito político com o país organizador do CHAN.
A Costa do Marfim, por sua vez, chega aos "quartos” depois do segundo lugar alcançado no Grupo B, com quatro pontos. Os costa-marfinenses passaram à tangente, mercê do triunfo (3-1) frente ao Uganda, que também somou quatro pontos, ficando em quarto lugar, em consequência dos golos sofridos.
Noutro jogo dos quartos-de-final, o Senegal vai defrontar a Mauritânia, vencedora do Grupo D, a partir das 20h00, no Estádio Nelson Mandela, após o desafio entre Argélia e Costa do Marfim. O Senegal, actual campeão em título do CAN, disputado no ano passado, nos Camarões, classificou-se na primeira posição do Grupo B, com seis pontos.
A formação senegalesa venceu dois jogos e perdeu outro, deixando para trás o Uganda e a República Democrática do Congo, a grande decepção do torneio. Os bicampeões do CHAN estiveram irreconhecíveis na prova. Sábado, o Madagáscar mede forças com Moçambique, às 17h00, no Estádio Nelson Mandela, num jogo rodeado de interesse, visto que ambos os conjuntos pretendem garantir o passe para as meias-finais.
Os malgaxes surpreenderam tudo e todos no primeiro turno do torneio, triunfando sobre o Ghana e Sudão, tendo vencido Marrocos por falta de comparência (3-0), totalizando nove pontos no Grupo C. Moçambique foi segundo classificado do Grupo A, com quatro pontos, após vencer a Líbia (3-2), empate (0-0) com a Etiópia e derrota frente à Argélia (1-0).
Às 20h00, Camarões e Ghana protagonizam o jogo de destaque dos quartos-de-final, no mesmo recinto desportivo. Os Camarões dominaram o Grupo E, após as vitórias sobre Congo Brazzaville e Níger, somando seis pontos. Já o Ghana foi segundo no Grupo C, com os mesmos seis pontos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.