Desporto

Argélia e Cote d’Ivoire é o desafio mais aguardado

António de Brito | Oran

Jornalista

Após a realização de 30 jogos durante a primeira fase do CHAN da Argélia, a competição cumpre hoje e amanhã uma pausa, reatando na sexta-feira, com os jogos dos quartos-de-final.

25/01/2023  Última atualização 11H22
As selecções, da Argélia e Cote d’Ivoire © Fotografia por: DR

O país organizador, a Argélia, defronta a Costa do Marfim, na sexta-feira, às 17h00, no Estádio Nelson Mandela, num jogo aguardado com bastante expectativa por parte dos adeptos argelinos e não só. O conjunto derrotado fica afastado do torneio.

Integrada no Grupo A, a equipa anfitriã terminou a prova invicta, vencendo os três encontros, totalizando nove pontos. Os argelinos superaram Moçambique, Líbia e Etiópia. Na condição de organizador, a Argélia ambiciona a conquista do título continental e tem caminho aberto, depois da desistência do detentor do troféu, Marrocos, por força do conflito político com o país organizador do CHAN.

A Costa do Marfim, por sua vez, chega aos "quartos” depois do segundo lugar alcançado no Grupo B, com quatro pontos. Os costa-marfinenses passaram à tangente, mercê do triunfo (3-1) frente ao Uganda, que também somou quatro pontos, ficando em quarto lugar, em consequência dos golos sofridos. 

Noutro jogo dos quartos-de-final, o Senegal vai defrontar a Mauritânia, vencedora do Grupo D, a partir das 20h00, no Estádio Nelson Mandela, após o desafio entre Argélia e Costa do Marfim. O Senegal, actual campeão em título do CAN, disputado no ano passado, nos Camarões, classificou-se na primeira posição do Grupo B, com seis pontos. 

A formação senegalesa venceu dois jogos e perdeu outro, deixando para trás o Uganda e a República Democrática do Congo, a grande decepção do torneio. Os bicampeões do CHAN estiveram irreconhecíveis na prova. Sábado, o Madagáscar mede forças com Moçambique, às 17h00, no Estádio Nelson Mandela, num jogo rodeado de interesse, visto que ambos os conjuntos pretendem garantir o passe para as meias-finais.

Os malgaxes surpreenderam tudo e todos no primeiro turno do torneio, triunfando sobre o Ghana e Sudão, tendo vencido Marrocos por falta de comparência (3-0), totalizando nove pontos no Grupo C. Moçambique foi segundo classificado do Grupo A, com quatro pontos, após vencer a Líbia (3-2), empate (0-0) com a Etiópia e derrota frente à Argélia (1-0).

Às 20h00, Camarões e Ghana protagonizam o jogo de destaque dos quartos-de-final, no mesmo recinto desportivo. Os Camarões dominaram o Grupo E, após as vitórias sobre Congo Brazzaville e Níger, somando seis pontos. Já o Ghana foi segundo no Grupo C, com os mesmos seis pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto