Regiões

Área de fisioterapia tem mais três salas na Lunda-Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

A secção de fisioterapia do Hospital Geral da Lunda-Sul conta, desde a semana finda, com mais três salas para melhorar o atendimento de pacientes com necessidades de reabilitação física.

07/03/2022  Última atualização 07H20
Autoridades apostam na melhoria da assistência à população © Fotografia por: DR
Doravante passarão a ser atendidos 60 pacientes em sete dias, contra os 40 antes da ampliação da secção de fisioterapia do Hospital Geral da Lunda-Sul.  

Segundo o chefe dos serviços de fisioterapia e reabilitação, Enoque Manuel, as condições criadas permitem prestar um atendimento hu-manizado aos doentes. 
 

Acrescentou que, desde o início do ano, passaram pela área de fisioterapia 200 pacientes, parte dos quais idos das províncias da Lunda-Norte e do Moxico.  

No ano passado, na mesma área, os 21 técnicos atenderam cerca de  8000 doentes.  

O esforço dos técnicos, na visão do gestor, satisfaz as expectativas da área, que necessita de especialistas para atender os fóruns neorofuncional, tramaditopédico e dermofuncional.  

Enoque Manuel encoraja as pessoas a solicitarem apoio médico para iniciarem o tratamento cedo, para se evitar o agravamento da doença.  

Deu a conhecer que são necessários mais meios, como bolas suíças, micro-ondas terapêuticas, cadeiras de força e de sustentação e escadas de canto com rampa. 
 

Julião Ngongo, que exercita os membros há seis meses para corrigir uma lesão na cabeça, contraída durante uma briga com amigos, há um ano, ressalta as valências da assistência por uma equipa competente, ao passo que a recuperação paulatina de traumas de um acidente de viação reaviva a esperança de Isaías da Costa, 35 anos. "Noto ligeiras melhorias no joelho do pé esquerdo. Devido à gravidade da lesão pede apoio do Governo, para prosseguir o tratamento na cidade de Luanda.  

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões