A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Archer Mangueira lançou, quarta-feira, em Moçâmedes, província do Namibe, um livro fotográfico intitulado “Namibe aos Meus Olhos”, com 291 páginas e que retrata a vida dos povos desta região a sul do país.
Na apresentação do livro, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, afirmou que "Namibe aos meus Olhos” retrata uma viagem pelos cinco municípios da província.
Disse ser um retrato através de boas fotos sobre a realidade factual da cultura das gentes, a sua especificidade socio-cultural, a flora e a fauna, os edifícios coloniais, a estrada da Leba, as pinturas rupestres e o exotismo do parque do Iona.
Segundo o ministro, o livro retrata, também, um deserto que se precipita num mar rico de peixe e marisco, com um inigualável pôr do sol.
"Em frente, prosseguiu, no meio do Atlântico, a histórica Ilha de Santa Helena, onde há descendentes do tráfico de escravos.
Disse que este é um livro quase em texto, porque o seu autor transmite-o intencionalmente através da boa fotografia.
"Este é um livro que vê e não se lê, porque as palavras transformaram-se em imagens e estas transmitem-nos emoções e dão-nos beijos como se tivessem boca”, disse.
O autor Archer Mangueira disse, na ocasião, que a inspiração pelo foto livro surge na sequência da quando a sua nomeação como governador do Namibe, tendo como primeira preocupação conhecer profundamente as pessoas, o seu modo de vida e o seu território
"De imediato percebi, ao percorrer toda a província, que as sensações que vivia não poderia guardá-la só para mim", afirmou o autor.
Os 150 exemplares foram oferecidos às entidades do Namibe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.