Cultura

Archer Mangueira lança obra fotográfica

Archer Mangueira lançou, quarta-feira, em Moçâmedes, província do Namibe, um livro fotográfico intitulado “Namibe aos Meus Olhos”, com 291 páginas e que retrata a vida dos povos desta região a sul do país.

11/03/2023  Última atualização 09H26
Archer Mangueira lança obra fotográfica © Fotografia por: DR

Na apresentação do livro, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, afirmou que "Namibe aos meus Olhos” retrata uma viagem pelos cinco municípios da província.

Disse ser um retrato através de boas fotos sobre a realidade factual da cultura das gentes, a sua especificidade socio-cultural, a flora e a fauna, os edifícios coloniais, a estrada da Leba, as pinturas rupestres e o exotismo do parque do Iona.

Segundo o ministro, o livro retrata, também, um deserto que se precipita num mar rico de peixe e marisco, com um inigualável pôr do sol.

"Em frente, prosseguiu, no meio do Atlântico, a histórica Ilha de Santa Helena, onde há descendentes do tráfico de escravos.

Disse que este é um  livro quase em texto, porque o seu autor transmite-o intencionalmente através da boa fotografia.

"Este é um livro que vê e não se lê, porque as palavras transformaram-se em imagens e estas transmitem-nos emoções e dão-nos beijos como se tivessem boca”, disse.

O autor Archer Mangueira disse, na ocasião, que a inspiração pelo foto livro surge na sequência da quando a sua nomeação como governador do Namibe, tendo como primeira preocupação conhecer profundamente as pessoas, o seu modo de vida e o seu território

"De imediato percebi, ao percorrer toda a província, que as sensações que vivia não poderia guardá-la só para mim", afirmou o autor.

Os 150 exemplares foram oferecidos às entidades do Namibe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura