O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
O arcebispo da Arquidiocese de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, pediu, domingo, em Luanda, aos jovens, para serem motivo de esperança num futuro próspero, por meio de acções que ajudem a engrandecer a sociedade e a desenvolver o país.
O prelado fez o apelo durante o acto de encerramento do I Fest-Jovem, que juntou mais de dez mil jovens peregrinos das dioceses e arquidioceses de Angola e São Tomé e Príncipe. "A juventude é o período em que a alma começa a compreender melhor e a reflectir de modo mais profundo sobre a vida, em busca de respostas a tudo. Por isso, é uma fase delicada”, disse.
O Fest-Jovem, adiantou, permitiu adoptar acções concretas para a formação do homem do amanhã, cujo conhecimento precisa estar assente no Evangelho e na ciência. "É essencial para os cristãos, em especial os jovens, terem valores mais ligados ao associativismo, como forma de terem um compromisso com a sociedade e com a Igreja”, disse.
O arcebispo de Luanda aconselhou, ainda, os jovens, a não terem medo das aspirações e de buscarem os sonhos. O Fest-Jovem 2024, destacou, foi um espaço para a juventude propor novas políticas de resolução de alguns problemas sociais.
Conselhos
O prelado católico pediu aos jovens a não se entregarem às práticas erradas, em busca do êxito imediato. "É preciso que não se deixem enganar pelas coisas fáceis, pela vulgaridade, banalidade e busquem caminhos positivos e de mudança”, recomendou.
Durante a pregação, o arcebispo destacou a importância da juventude reconhecer sempre que podem melhorar a sociedade. Dom Filomeno pediu, ainda, para que cada jovem não deixe de sonhar com um país cada vez melhor, pois a luta deve ser para a realização dos sonhos. "É uma meta que exige sacrifícios e desafios”.
A Igreja Católica, assegurou, está atenta às preocupações da juventude. "Nesta peregrinação da vida partilhamos os mesmos anseios e um objectivo comum, que é a busca da felicidade”, disse, lamentando, no entanto, o facto de muitos jovens terem caído na inércia, depressão, sem sonhos, esperanças para vencer, devido às dificuldades sociais que enfrentam.
Luanda
é casa comum
O vice-governador provincial de Luanda para o Sector Económico assegurou que a capital do país continua a ser a casa comum dos angolanos e a realização do primeiro Fest-Jovem foi uma prova disso.Jorge Miguêns Augusto explicou que o festival, organizado pela Arquidiocese de Luanda, permitiu juntar num só espaço jovens de Angola e São Tomé e Príncipe, que debateram temas ligados à moralização da juventude.
Durante cinco dias, os mais de dez mil jovens peregrinos de Angola e São Tomé e Príncipe debateram temas como o empreendedorismo enquanto motor de sociedades sustentáveis e inclusivas, assim como sobre o papel do jovem na Igreja e na sociedade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.