Fundo Africano de Garantia vai disponibilizar 200 milhões de dólares para assegurar que as pequenas e médias empresas angolanas tenham acesso ao crédito mais facilitado.
A TAAG, Linhas Aéreas de Angola transportou 39.306 passageiros nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano na rota Luanda-Lisboa, duas vezes mais do que os 18.798 clientes transportados no período homólogo em 2022.
A Autoridade Reguladora da Concorrência realizou um seminário de capacitação sobre operações de concentração de empresas, dirigido ao sector petrolífero.
O Administrador da ARC, Nelson Lembe, que procedeu a abertura do evento, apresentou os fundamentos da realização do seminário, destacando o dever de promoção da concorrência a nível de todos os sectores da economia nacional.
Defendeu ainda a necessidade de engajamento dos stakeholders do sistema de defesa da concorrência na criação de uma cultura sólida de concorrência em Angola, assim como realçando o peso e a relevância do sector petrolífero na economia do país. Nelson Lembe disse que a dinâmica do mercado tem originado a realização de actos de concentração de empresas, por meio de aquisições e fusões que são apreciadas pela ARC, correspondendo a cerca de 24 por cento do total de operações apreciadas pela Autoridade até a presente data.
O responsável enfatizou também a necessidade de se alcançar um ambiente de negócios mais competitivo e justo, capaz de atrair bons investimentos, pelo que as acções de Advocacy da Concorrência continuam a ser uma prioridade para a ARC.
O jurista Adalberto Cauaia, Chefe do Departamento Jurídico e do Contencioso da ARC, abordou o tema, o Regime Jurídico da Concorrência e a Organização Institucional da ARC. O Economista Inocêncio Muachingue, Chefe do Departamento de Controlo de Concentrações, falou sobre as diferentes fases do processo do controlo de concentrações, bem como os seus fundamentos, sentido e alcance, enquanto medida preventiva da actuação da ARC.
O evento contou com a participação de um público diversificado, cerca de 40 participantes, entre juristas, advogados e economistas, representantes de instituições públicas, empresas e associações empresariais do sector petrolífero, tendo sido expostas algumas inquietações e dúvidas sobre o papel da ARC no mercado e cooperação com o sector em análise. O seminário faz parte da promoção de uma cultura de concorrência em Angola, assim como de aproximação dos stakeholders no processo de implementação da política de concorrência na economia nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Executivo angolano está a trabalhar para transformar o município histórico do Cuito Cuanavale no maior roteiro turístico de libertação da África Austral, para a atracção de vários turistas nacionais e estrangeiros.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.