Economia

ARC aborda concentração de empresas no mercado

A Autoridade Reguladora da Concorrência realizou um seminário de capacitação sobre operações de concentração de empresas, dirigido ao sector petrolífero.

05/02/2023  Última atualização 07H50
Operadores chamados a defender a sã concorrência © Fotografia por: Edições NovembRo

O Administrador da ARC, Nelson Lembe, que procedeu a abertura do evento,  apresentou os fundamentos da realização do seminário, destacando o dever de promoção da concorrência a nível de todos os sectores da economia nacional.

Defendeu ainda a necessidade de engajamento dos stakeholders do sistema de defesa da concorrência na criação de uma cultura sólida de concorrência em Angola, assim como realçando o peso e a relevância do sector petrolífero na economia do país. Nelson Lembe disse que a dinâmica do mercado tem originado a realização de actos de concentração de empresas, por meio de aquisições e fusões que são apreciadas pela ARC, correspondendo a cerca de 24 por cento do total de operações apreciadas pela Autoridade até a presente data.

O responsável enfatizou também a necessidade de se alcançar um ambiente de negócios mais competitivo e justo, capaz de atrair bons investimentos, pelo que as acções de Advocacy da Concorrência continuam a ser uma prioridade para a ARC.

O jurista Adalberto Cauaia, Chefe do Departamento Jurídico e do Contencioso da ARC, abordou o tema, o Regime Jurídico da Concorrência e a Organização Institucional da ARC. O Economista Inocêncio Muachingue, Chefe do Departamento de Controlo de Concentrações, falou sobre as diferentes fases do processo do controlo de concentrações, bem como os seus fundamentos, sentido e alcance, enquanto medida preventiva da actuação da ARC.

O evento contou com a participação de um público diversificado, cerca de 40 participantes, entre juristas, advogados e economistas, representantes de instituições públicas, empresas e associações empresariais do sector petrolífero, tendo sido expostas algumas inquietações e dúvidas sobre o papel da ARC no mercado e cooperação com o sector em análise. O seminário faz parte da promoção de uma cultura de concorrência em Angola, assim como de aproximação dos stakeholders no processo de implementação da política de concorrência na economia nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia