Economia

Aprovado Plano de Segurança Alimentar

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

O Governo da Província do Bengo (GPB) aprovou, nesta quarta-feira, em Caxito, na 7ª sessão ordinária, o Plano Estratégico de Garantia Alimentar e Segurança Nutricional, com o propósito de aumentar a produtividade de caprinos, galinhas, hortícolas e árvores frutíferas, com práticas e técnicas que propiciam altos rendimentos às famílias.

03/08/2024  Última atualização 09H00
Governo do Bengo estuda técnicas para elevar produção © Fotografia por: Edições Novembro
No encontro orientado pela governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, foi aprovado, igualmente, o plano de fomento da capricultura familiar, educação nutricional, avicultura familiar e fomento à hortifruticultura.

Para a concretização do projecto, as famílias vão beneficiar de formação, bem como a distribuição de sementes hortícolas, mudas de fruteiras, espécies de caprinos e aves, assistência técnica e plano de monitorização.

Em comunicado distribuído à imprensa, o GPB refere que o sucesso do programa passa pela contratação de técnicos veterinários e zootécnicos, assim como a aquisição de infra-estruturas de apoio, como mangas de contenção ou tratamento, fármacos diversos, viaturas a todo o terreno e motorizadas de duas rodas.

Durante a reunião, os membros do Governo do Bengo apreciaram os programas de Combate à Pobreza, Orçamento Participativo e Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com 58 projectos finalizados no presente ano.

Foram igualmente objecto de análise, a proposta de emolumentos a pagar pela utilização do Auditório General Foguetão, que estabelece regras para a utilização do espaço, restrições, procedimentos de solicitação e cobrança, baseado na Lei nº 18/10, de 06 de Agosto, do Património Público e o Decreto Presidencial, nº 175/24, de 24 de Julho, que aprova o regime jurídico aplicável às taxas cobradas pelo Órgão da Administração Local do Estado.

Os constituintes foram informados também sobre o balanço de arrecadação de receitas referente ao mês de Junho de 2024, e o sobre o 6º Conselho Consultivo do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, realizados nos dias 18 e 19 de Julho, bem como os projectos que dão resposta às necessidades da população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia