Cultura

APROCAL dá formação para júri e jornalistas

Francisco Pedro

Jornalista

Os integrantes do corpo do júri para avaliação dos grupos de Carnaval das classes A, B e C (infantil) vão frequentar um curso, nos meses de Novembro deste ano e Janeiro de 2023, com o propósito de melhorarem a validação das diferentes categorias premiadas no Entrudo.

26/09/2022  Última atualização 09H08
Associação do Carnaval de Luanda vai formar júri para melhorar a avaliaçãodos grupos © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

As pessoas interessadas em fazer parte do júri devem fazer a inscrição para frequentarem o curso, após o anúncio de concurso público que a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) vai lançar nos próximos dias.

Os participantes vão se inscrever, para fazerem o curso, numa das sete categorias premiadas no Carnaval, designadamente canção, dança, coroa, bandeira, alegoria, comandante e falange de apoio.

Segundo o presidente da APROCAL, Tany Narciso, os membros do júri devem frequentar obrigatoriamente o curso, obterem um certificado e depois se candidatarem.

"Quem estiver apto poderá integrar o corpo de júri, porque a metodologia ou os critérios de avaliação têm sido uma das questões muito sérias que temos analisado nos últimos anos, em função das sucessivas reclamações dos grupos”.

Referiu que os métodos para atribuição da pontuação podem estar na origem do desaparecimento de alguns grupos, muitos dos quais emblemáticos do Carnaval, o que tem influenciado negativamente o desenvolvimento do Entrudo.

"A nossa intenção é a massificação do Carnaval, por isso, temos em vista a realização constante de oficinas para ajudar os grupos a inovarem e apostarem na criatividade regular, evitando que se limitem a reproduzir o trabalho de outros grupos por terem sido premiados”.

Falando em conferência de imprensa, na sexta-feira, em que foi divulgado o programa geral do Entrudo, edição 2023,  Tany Narciso aproveitou a a ocasião para agradecer as empresas parceiras e os órgãos de comunicação social públicos e privados, "porque os jornalistas, também, são nosso parceiros”.

Informou que, alem dos cursos para júri, a APROCAL vai organizar oficinas para  jornalistas para obterem mais conhecimentos sobre cobertura de desfiles de Carnaval. A edição 2023 tem como ponto alto os desfiles competitivos, dia 18 de Fevereiro, para classe infantil, dia 19 para classe B, e dia 20 acontece o desfile principal para a classe A, na Marginal do Praia do Bispo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura