João Fernandes André, Hélder Simbad e Levatiano Ginosarda são os três primeiros seleccionados para a segunda edição dos Troncos da Literatura Angolana - “Nova Geração”, apresentados na terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.
Segundo o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, quando a direcção da Editora Acácias sugeriu a parceira, a instituição não hesitou, porque na história da UEA, no seu percurso de existência, sempre estendeu a mão à nova geração de escritores.
David Capelenguela disse que a União dos Escritores Angolanos tem responsabilidade maior para os que fazem literatura e a olham como um espaço de debate e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
O director-geral da Editora Acácias e secretário-geral do Movimento Lev’Arte, Kiocamba Cassua, explicou que a participação dos autores na colecção é baseada na selecção de obras de jovens escritores de todo o país, por uma mesa de leitura rigorosa e com competências académicas e literárias.
Esta iniciativa da Editora Acácias, Movimento Lev’Arte e UEA, acrescentou, pretende proporcionar um encontro intelectual entre leitores e escritores, para promover uma maior competência linguística no seio dos jovens escritores.
Kiocamba Cassua disse que a obra para ser escolhida deve ser inédita, escrita em língua portuguesa com até 90 páginas, ter qualidade, ser inovadora, ter colagem à realidade sociocultural angolana e ter o domínio profundo da língua, nos géneros literários como poesia, romance e conto.
"Os escritores seleccionados deverão enviar os seus trabalhos, unicamente, via email e o seu público alvo são os escritores, docentes, discentes, pesquisadores da cultura angolana, agentes culturais associações literárias e amantes da literatura”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.