Cultura

Apresentados os três primeiros seleccionados da segunda edição

Amilda Tibéria

João Fernandes André, Hélder Simbad e Levatiano Ginosarda são os três primeiros seleccionados para a segunda edição dos Troncos da Literatura Angolana - “Nova Geração”, apresentados na terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

14/09/2023  Última atualização 11H33
Organização anuncia os primeiros três seleccionados © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
A Editora Acácias e Movimento Lev’Arte, em parceria com a União dos Escritores Angolanos, promovem a segunda edição da colecção Troncos da Literatura Angolana, desta vez destinada à nova geração de escritores angolanos, que vai decorrer de Setembro deste ano a Setembro de 2024, onde serão seleccionados 12 troncos.

Segundo o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, quando a direcção da Editora Acácias sugeriu a parceira, a instituição não hesitou, porque na história da UEA, no seu percurso de existência, sempre estendeu a mão à nova geração de escritores.

David Capelenguela disse que a União dos Escritores Angolanos tem responsabilidade maior para os que fazem literatura e a olham como um espaço de debate e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

O director-geral da Editora Acácias e secretário-geral do Movimento Lev’Arte, Kiocamba Cassua, explicou que a participação dos autores na colecção é baseada na selecção de obras de jovens escritores de todo o país, por uma mesa de leitura rigorosa e com competências académicas e literárias.

Esta iniciativa da Editora Acácias, Movimento Lev’Arte e UEA, acrescentou, pretende proporcionar um encontro intelectual entre leitores e escritores, para promover uma maior competência linguística no seio dos jovens escritores.

Kiocamba Cassua disse que a obra para ser escolhida deve ser inédita, escrita em língua portuguesa com até 90 páginas, ter qualidade, ser  inovadora, ter colagem à realidade sociocultural angolana e ter o domínio profundo da língua, nos géneros literários como poesia, romance e conto.

"Os escritores seleccionados deverão enviar os seus trabalhos, unicamente, via email e o seu público alvo são os escritores, docentes, discentes, pesquisadores da cultura angolana, agentes culturais associações literárias e amantes da literatura”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura