Economia

Apresentada Empresa Nacional de Bilhética

Ana Paulo

Jornalista

O Sector Empresarial Público assinalou, esta segunda-feira, em Luanda, a formalização do início de funções dos gestores da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI, SA), entidade encarregue da implementação e gestão do sistema para os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

02/08/2022  Última atualização 09H28
Transportes públicos no país passam a contar com sistema integrado para gerir a bilhética © Fotografia por: DR
A cerimónia de apresentação da entidade e do respectivo conselho de administração foi realizada no Ministério das Finanças, testemunhada pelos secretários de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos; do Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva e o para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.

Estiveram, igualmente, no acto o vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico, Lino Quienda Mateus Se-bastião, e o administrador Executivo do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado, Raimundo Santa Rosa.

O Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento (presencial ou online) dos passageiros de transportes públicos colectivos, para emissão de passes sociais (subsidiados), para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades especiais, cidadãos de terceira idade e veteranos da pátria, e passes regulares, para o público em geral. Como benefícios associados ao funcionamento do Sistema Nacional de Bilhética Integrada, destaca-se a dinamização das politicas sociais, maior facilidade e fluidez no embarque de passageiros, alargamento da rede de venda de bilhetes e tarifas electrónicas, com novos canais de venda online e centrais de atendimento. A nova empresa apresentada assume o compromisso com a sociedade e firmou o propósito de auxiliar na tarefa de reduzir o impacto das carências sociais a nível dos transportes de pessoas, bens e na melhoria da mobilidade urbana.

No evento, foram também apresentados pelo IGAPE os membros constituintes  da referida empresa, sendo que fazem parte do Conselho de Administração da ENBI, S.A, Henda Esandju  Nicolau da Silva Inglês, como presidente, enquanto são administradores executivos, Pedro Carmo Manuel Pereira e Alice Paula dos Santos Neves. Como administradores não executivos foram indicados José Manuel Rela dos Santos Bento e Mário Nsingui Pedro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia