Economia

Apreensões aduaneiras equivalem a quase 100 milhões

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 331 infracções tributárias, registadas entre Junho de 2023 e igual período deste ano, resultou na apreensão de 60,1 milhões de kwanzas e mais 38.090 dólares (32,4 milhões de kwanzas), totalizando quase 100 milhões de kwanzas.

13/06/2024  Última atualização 10H18
Comandante Manuel Marcelino Calhão falou aos efectivos © Fotografia por: Jaquelino Figueiredo | Edições Novembro

Os dados são da Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira da província do Zaire, avançados, ontem, em Mbanza Kongo, pelo comandante.

O superintendente-chefe Manuel Marcelino Calhão, falava por ocasião das celebrações do 28º aniversário da criação da Polícia Fiscal Aduaneira, acto realizado na referida unidade.

Conforme referiu, os 38.090 dólares apreendidos resultam de transgressões cambiais.

Além dos valores monetários, a Polícia Fiscal Aduaneira do Zaire apreendeu também 145.427 litros de combustíveis diversos, no âmbito dos esforços de combate ao contrabando dos derivados de petróleo.

Entre as 331 infracções diversas registadas em toda a província do Zaire, segundo Manuel Marcelino Calhão, apontaram que, 220 das quais por contrabando qualificado, 48 por contrabando de exportação, 30 por mercadoria não declarada, dez por transgressões fiscais, cinco por contrabando de importação, quatro por contrabando de circulação, sete por transgressão cambial e, igual número, por violação de normas marítimas, esta última no município do Soyo.

Segundo o oficial superior da Polícia Fiscal Aduaneira no Zaire, os processos referentes àquelas infracções foram remetidos aos órgãos competentes, nomeadamente Cartórios de Serviços Tributários, Serviços de Investigação Criminal (SIC) e a Procuradoria-Geral da República.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia