Regiões

Apreendidas na Lunda-Norte nove mil supostas pedras de diamante

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Serviço de Investigação Criminal ( SIC ) informou quinta-feira a detenção de um cidadão nacional de 44 anos de idade na posse de nove mil supostas pedras de diamantes, no município do Cuango , província da Lunda-Norte.

15/01/2023  Última atualização 09H25
Serviço de Investigação Criminal © Fotografia por: Edições Novembro

Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz  do órgão na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe  disse que a recuperação das pedras  resultou de um trabalho de inteligência criminal desencadeado junto do  implicado. 

A detenção do presumível proprietário dos minerais, de acordo com Graciano Lumanhi,  ocorreu  no posto de contenção policial da localidade de Muene  Cafunfo. 

Os supostos diamantes estavam escondidos numa pasta, no interior de uma viatura que era utilizada nas actividades de  extracção e tráfico ilícito de diamantes na localidade, cujo destino à data da apreensão  pelas autoridades  era a capital do país, disse o porta-voz  do SIC na província da Lunda-Norte.

 
Apreensão de minerais

Em dezembro do ano passado,  quatro  cidadãos com idades compreendidas entre os 26 e  os 55 anos, respectivamente, foram também  detidos  pelo SIC acusados de  posse ilícita  de um  total de 756 supostas  pedras de diamantes. 

Graciano Lumanhe   referiu ainda que os presumíveis proprietários dos diamantes, foram apanhados nos municípios do Lucapa, Cambulo, Chitato e Cuango. 

 Explicou que do referido lote de diamantes ainda por avaliar pelas autoridades, 745 estavam na posse de um cidadão de 55 anos de idade no bairro Camucopo , município do Lucapa onde  os minerais  terão  sido ilicitamente  comprados . 

De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, seis outros  diamantes   foram recuperados  no município do Cambulo, através de  uma acção coordenada entre os especialistas   ligados ao departamento  de combate ao tráfico de pedras , metais  preciosos e  crimes contra o ambiente da direcção provincial do SIC  e  municipal  daquela circunscrição. 

No município do Cuango, as forças do SIC   recuperaram  uma pedra de diamante  , ao passo que  no Chitato foram apreendidas quatro ,  completando   assim o lote  de   756 , disse Graciano Lumanhe.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões