Efectivos da Polícia Nacional apreenderam 32 viaturas com depósitos adaptados para o contrabando de combustível, quando pretendiam reabastecer nas bombas de Ondjiva e da povoação de Santa Clara, na província do Cunene, com destino à República da Namíbia.
Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior, superintendente-chefe Piedade Pombal, entre as viaturas com depósitos adaptados para 300 e 600 litros, 26 são namibianas e seis nacionais. A apreensão, acrescentou, foi feita durante a operação denominada "Omahoyoli”, que em português significa combustível, realizada de 12 a 17 deste mês.
Piedade Pombal referiu que os envolvidos nesta prática adquiriam o litro de gasolina a 300 kwanzas e o de gasóleo a 130 kwanzas e comercializavam no território namibiano num valor três vezes superior em relação à compra.
As viaturas mais utilizadas neste trabalho, explixou, são as de marca Toyota Land Cruiser, Hiace e Raider. O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior deu a conhecer que, nos últimos tempos, os implicados em contrabando de combustível alteram os depósitos das viaturas de modo a transportarem grandes quantidades, passando por caminhos não oficiais em direcção à Namíbia.
De acordo com o oficial da Polícia, as constantes enchentes de viaturas nos postos de abastecimento, que permaneciam 15 a 20 minutos a reabastecer, chamou a atenção das autoridades, que redobraram a vigilância.
"Duas a três viaturas namibianas com depósitos alterados entram diariamente no território angolano, utilizando caminhos não oficiais, e voltam à procedência abastecidas”, sublinhou, acrescentando que, durante a operação, foram arrecadados mais de um milhão de kwanzas, resultantes de aplicação de multas.
A Polícia Fiscal e Aduaneira, garantiu, continuam a reforçar os mecanismos de combate ao contrabando de combustível ao longo da fronteira entre Angola e a Namíbia. Dados do Comando da Polícia Nacional no Cunene dão conta que, no decorrer deste ano, foram apreendidos na fronteira entre Angola e Namíbia 20.810 litros de combustível.
O Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, sendo 340 terrestres e 120 fluviais, e muitos indivíduos aproveitam-se da vulnerabilidade para o contrabando de mercadorias.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 cidadãos nacionais com idades entre 17 e 39 anos foi detido, durante o final de semana, pela Polícia Nacional, na Huíla, por suspeita na prática dos crimes de homicídio, roubos, tráfico de drogas, ofensas à integridade física e posse ilegal de arma de fogo.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.