Sociedade

Apreendidas 15 armas de fogo durante o final de semana

André da Costa

Jornalista

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apreendeu 15 armas de fogo durante o final de semana, sendo dez do tipo metralhadora AKM e cinco pistolas.

26/09/2023  Última atualização 08H05
Material bélico recuperado durante 12 mico operações © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da instituição, superintendente Nestor Goubel, acrescentando que as armas foram apreendidas durante 12 micro-operações, que permitiram o esclarecimento de 45 crimes, com realce para um caso de homicídio voluntário, 32 roubos e sete furtos em residências e na via pública.

As operações resultaram, também, na detenção de 190 indivíduos sob suspeita de envolvimento em vários crimes, assim como na recuperação de aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico.

Nestor Goubel disse que a Polícia de Trânsito registou 18 acidentes de viação, que deixaram quatro mortos, 28 feridos e danos materiais avaliados em mais de 13 milhões de kwanzas. 

No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 23 viaturas, duas motorizadas e aplicadas 441 multas, por diversas infracções ao Código de Estrada.  

Das multas aplicadas, o destaque recai para 74 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, 56 por uso de película colorida no para-brisas e 88 por paragem em locais proibidos.

A Polícia deteve 77 automobilistas com idades compreendidas entre 26 e 52 anos por condução em estado de embriaguez, que serão encaminhados para o Tribunal, nas próximas horas, para julgamento sumário.  

Nestor Goubel apelou aos cidadãos no sentido de denunciarem os que praticam justiça por mãos próprias, crime passível de responsabilização criminal.

Apelou ainda aos cidadãos a não prestarem auxílio aos cidadãos estrangeiros em situação migratória ilegal, sob pena de responsabilização criminal.

Serviço de Bombeiros 

Um acidente de viação, ocorrido no sábado, às 04h15, no município do Ambriz, deixou quatro mortos e 38 feridos.

O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, superintendente Félix Domingos, disse que o acidente foi causado por despiste seguido de capotamento de uma viatura de marca Inger, cinzenta, pertencente à empresa Ango-Real.

Os mortos têm idades compreendidas entre 21 e 40 anos.

Os feridos, acrescentou, têm idades compreendidas entre 8 e 45 anos e foram evacuados para o Hospital Geral do Bengo.

Adiantou que os Bombeiros registaram 50 ocorrências, entre as quais 18 mortes, sendo nove por presumíveis afogamentos, seis por acidentes de viação, duas por suicídio por enforcamento e uma por deslizamento de terra.

Entre os 90 casos de ferimentos, referiu, 81 foram por acidentes de viação, quatro por agressões físicas, três por queimaduras, um por acidente de trabalho e um por disparo de arma de fogo.

Acrescentou que houve a extinção de 20 incêndios, sendo oito em Luanda, ao passo que Cuanza-Norte, Cabinda e Bié, com dois casos cada, Namibe, Huambo, Lunda-Sul, Moxico, Cuanza-Sul e Cunene com um caso. 

Durante o período em análise, foram realizados 202 serviços de socorros, com destaque para 146 atendimentos pré-hospitalar, no Bengo, Luanda, Cuanza-Sul, Bié, Cuando Cubango, Huambo, Moxico, Uíge, Cuanza-Norte, Cabinda, Namibe, Malanje, Huíla, Cunene, Lunda-Sul e Benguela. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade