Cultura

Aposta na produção de conteúdos e formação artística

“Kafokolo” é uma empresa do ramo cultural fundada a 12 de Maio de 2022. A palavra “Kafokolo” é uma corruptela da palavra “Ka- fokolo” que provém da língua kimbundu e que significa “bolso pequeno”.

04/06/2023  Última atualização 09H52
© Fotografia por: DR

O director, Meirinho Mendes, explica a natureza e a extensão do projecto: "Kafukolo 5 nasce com esta denominação pois "acreditamos que, por vezes, de pequenos projectos de bolso criam se grandes iniciativas que podem impulsionar o desenvolvimento da cultura nacional e internacional.

Deste ‘bolso pequeno’ emanam não só projectos próprios mas também soluções e alternativas para a realização e implementação dos seus projectos e ideias. Este projecto nasce com o propósito de dar resposta a várias iniciativas, ideias ou necessidades de particulares ou colectivos no âmbito da gestão, programação e produção cultural.

Acima de tudo, na Kafukolo 5 acreditamos que a formação é o pilar principal na edificação e suporte dos povos, sendo que a partilha e o intercâmbio sócio cultural, da história e suas vivências, seja uma mais valia para o crescimento e preservação da identidade e ancestralidade. Assim, a Kafukolo 5 focaliza a sua acção em 5 áreas: arte e cultura, formação, intercâmbio, comunicação e comércio. As artes e a cultura não apenas como forma de entreter ou recrear mas principalmente de educar.

                                                                                 

Dança

Uma parceria com "Du Dance”, a Kafukolo promove cursos de dança desde Outubro 2022. As aulas são ministradas aos sábados, e incidem para dezenas de crianças e adultos.

 

Formação Audiovisual

"Modelos de negócios para projectos audiovisuais”. Foi a primeira acção de formação ministrada na Kafukolo, pela brasileira Carla Osório. A oficina teve participação de produtores e realizadores angolanos, e contou com o apoio da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA).

"Modelos de negócios para projectos de audiovisuais” serviu para avaliar os principais mecanismos de fomento nacionais e internacionais, o acesso de projectos audiovisuais ao mercado internacional.

 

Conteúdos audiovisuais

A série de televisão de humor "Quintal da Madó – há sopa e almoço”, uma curta-metragem em fase de  produção, e o spot publicitário "Pizza Express” (concluído) constam entre as produções audiovisuais da Kafukolo.

Residências artísticas

Apoiar os artistas com potencial mas sem meios tem sido uma outra aposta, em vários domínios, música, artes plásticas, teatro, dança, cinema, e literatura.

Hélder Mendes tem apoio para uma residência artística de 12 meses, que teve início em Dezembro de 2022, e inclui criação de um EP com 5 faixas musicais.

Hélder Mendes é um cantor e compositor angolano que aposta nos ritmos nacionais e reutiliza na sua música a expressividade proverbial e os contos da tradição oral. Descendente de uma família de músicos, o seu avô materno foi cantor e compositor.

 

Fernando Lucano

Em Outubro de 2022, a Kafukolo inaugurou a exposição "Ritos e Ancestralidades: reciclar para a arte”, fruto de uma residência artística com o artista plástico Fernando Lucano, que produziu mais de 20 máscaras com material reciclado, entre Setembro de 2022 e 31 de Outubro de 2022.

O texto da curadoria enunciava que as máscaras, em Ritos e Ancestralidades: reciclar para a arte”, estabelecem o contacto entre o mundo terrestre e o espiritual. As máscaras de Lucano contemporanizam as técnicas dos nossos antepassados. Põem-nos em contacto entre o nós, eles e aqueles que hão-de vir.

 

Wara Wata

O projecto "Tendências e Influências / Desafia-te a ti mesmo” resultou, também, numa residência artística entre Novembro de 2021 e Maio 2022, e que mais tarde deu origem à exposição de pintura "Pedra no charco …” com o artista plástico Wara Wata, um dos mais criativos, transgressivos e desconcertantes pintores do meio "underground” luandense.

Na exposição "Pedra no charco …” são notórias as tendências e influências de estilos (e personagens) que se entrecruzam, como a Pop Art "underground” e Arte Urbana, com alusão a ícones da cultura Pop internacional e símbolos da história e cultura angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura