Sociedade

Apoiada em cadeira de rodas, Joana procura concretizar sonhos

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

“Tinha apenas cinco anos quando de repente, deixei de andar. Foi uma situação triste para mim e para os meus pais, que não sabiam o que fazer naquele momento. Fizeram de tudo para eu voltar a andar, entre tratamentos medicinais e tradicionais mas, infelizmente, nada resultou”. Assim desabafou Joana Manuel, 23 anos, que todos os dias luta para alcançar os seus sonhos, por cima de uma cadeira de rodas.

26/03/2021  Última atualização 13H53
A estilista Joana Manuel mostra à ministra Teresa Dias os artigos de costura da sua colecção © Fotografia por: DR
Ser estilista de renome é o seu sonho, que começou ainda quando era muito pequena com bonecas, até que passou a confeccionar roupas para pessoas, sendo a primeira peça, um vestido que ofereceu à mãe. Daí, jamais parou e à medida que o tempo foi passando, ela ia aperfeiçoando a arte de costurar.  Joana  Manuel, vê na arte de costurar a maior oportunidade de emprego e singrar na vida. Para tornar esse sonho em realidade, pediu ajuda ao seu padrinho de baptismo, há sete anos, a primeira máquina de costura, que actualmente está em estado obsoleto.

Com resiliência, a jovem frequentou um curso intensivo de curta duração, promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), em Saurimo, capital da província da Lunda-Sul.
Depois de concluir a acção formativa, Joana Manuel beneficiou, ontem, de um kit de trabalho, entregue pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, para o apetrechamento do seu atelier profissional.

Em retribuição à recepção do novo equipamento de trabalho, bem como do micro-crédito, Joana Manuel ofereceu à ministra Teresa Dias um vestido (estilo a bubú) e uma calça de tecido africano, tendo na ocasião a governante proferido elogios e agradecimentos pelo gesto.
Com os novos meios de trabalho em mãos, Joana Manuel tem agora a missão de  garantir emprego a outras sete pessoas, com quem pretende gerar sustentabilidade, aumentar na renda familiar e contribuir para a economia do país, através do pagamento de impostos.

 Visivelmente satisfeita, Joana Manuel, filha única dos seus pais, disse que, com o kit que ganhou, pretende expandir o negócio com objectivo de se tornar numa designer internacional.
 "Quero ir longe na minha carreira. Neste momento, confecciono todo o tipo de roupa solicitada pelos clientes, cujos preços de mão-de-obra, por peça, variam entre 2.500 e 5.000 mil kwanzas”, disse.


  BARREIRAS
Dificuldades de locomoção

Actualmente a frequentar a 11ª classe do Puniv, de onde pretende sair para uma universidade, para dar sequência aos estudos, Joana Manuel confessou, ao Jornal de Angola, que enfrenta muitas dificuldades para se locomover, principalmente quando pretende ir à escola, mercado e outros locais. Para facilitar a sua deslocação, a jovem, portadora de deficiência, teve de fazer um contrato mensal, avaliado em 10 mil kwanzas, com um taxista local, para transportar-lhe até nos locais de seu interesse, tendo por esta razão solicitado ao Governo para dar mais atenção aos meios de transportes adaptados.

"Algumas pessoas desistem dos seus sonhos por causa destas dificuldades”, disse Joana Manuel, referindo que o trajecto de casa para a escola faz em cerca de 15 minutos de carro, sendo este o maior constrangimento. As actividades profissionais são exercidas em casa, mas já pensa em se transferir para outro local, a julgar pelo número de pessoas a empregar. O serralheiro Joaquim Muetxeno, 23 anos, que também recebeu um kit, no mesmo acto, enalteceu a iniciativa do Executivo em garantir aos jovens o auto-emprego. Segundo disse, com o kit profissional vai aumentar a capacidade da mão-de-obra, de sete para 12 trabalhadores.

O rei Lunda-Txokwe, João Lukassa, defendeu a continuidade de actos do género por parte do Executivo, que em seu entender vai dirimindo a problemática do desemprego no seio dos jovens, com a promoção do empreededorismo. O soberano considerou igualmente que este é um gesto relevante que contrapõe os níveis acentuados de pobreza nas comunidades locais.

O governador em exercício da Lunda-Sul, Mendes Gaspar, entende que este gesto é a forma mais eficaz de se prevenir os jovens contra a delinquência, enquanto não há enquadramento na Administração Pública. Realçou que a oportunidade do auto-emprego vem ajudar no fomento da sustentabilidade das comunidades, reduzir a pobreza nas famílias e gerar uma nova esperança na vida dos jovens.


Programa para todos
O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade tem beneficiado jovens através de micro créditos e distribuição de kits profissionais, bem como a formação nas áreas de Carpintaria, Sapataria, Electricidade, Agricultura, Corte e Costura, Serralharia, Culinária/Pastelaria, Salão de Beleza, Moagem, Recauchutagem e Pedreiro/Alvenaria.

Segundo o director do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, o PAPE é um mecanismo do Executivo para apoiar as acções de fomento à empregabilidade dirigidas especialmente aos mais jovens (entre 17 e 40 anos), fundamentalmente  mulheres, a população rural, portadores de deficiência e outros grupos vulneráveis.

O PAPE estima abranger 83.500 jovens em todo o país, com a distribuição de 10.000 micro-créditos, 42.000 kits profissionais em diferentes profissões, inserir 30.000 jovens no mercado formal e 1.500 formados no nível 3 e 4 de formação profissional. No âmbito da formação profissional, o plano pretende capacitar pelo menos 60.000 jovens em acções de treinamento, 30.000 em cursos de curta duração, 12.000 nos domínios do empreendedorismo e gestão de negócios, 18.000 em outros domínios do saber.


PAPE beneficia 430 pessoas na Lunda-Sul

Ontem, 430 pessoas receberam micro-créditos e kits de trabalho, devendo  gerar mais de 800 postos de trabalho directos e indirectos, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), na província da Lunda-Sul. A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa  Dias, lembrou que o PAPE tem beneficiado jovens que concluíram com êxito a formação profissional e consequentemente recebem micro-créditos e kits profissionais de trabalho, para impulsionar o seu negócio.

O plano já funciona nas províncias de Luanda, Bié, Cuando Cubango, Cuanza- Norte, Lunda-Sul, Huíla, Huambo, Malanje, Moxico, Namibe e Uíge. Na Lunda-Sul, 39 jovens receberam carteiras profissionais e 138 foram contemplados com kits de trabalho, no âmbito do fomento do auto-emprego, que por sua vez geraram um total de 281 postos de trabalho.

Ainda nessa região, o PAPE concedeu 248 micro-créditos, devendo empregar 496 pessoas.
Segundo a ministra, no âmbito do PAPE, foram beneficiados até ao momento 4.856 jovens em todo o país. Ontem, procedeu-se a assinaturas de protocolos com empresas locais, para a realização de estágios profissionais para os jovens, com vista a desenvolverem aptidões.

"O sucesso do PAPE depende incontornavelmente do espírito de responsabilidade, seriedade, determinação e foco de todos os beneficiários, no cumprimento rigoroso dos compromissos assumidos, aplicando, como é óbvio, os correspondentes meios para que com o seu comprometimento se possa garantir a extensão dos mesmos benefícios a outros cidadãos”, disse a ministra do MAPTSS.

Teresa Dias disse que o lançamento PAPE na Lunda-Sul, é um compromisso assumido como um dos eixos de actuação e implementação de programas que visam, o aumento de níveis da empregabilidade, como mecanismo de combate à pobreza e exclusão social.


Força de trabalho na província estimada em 3.244 pessoas
O director do Centro de Emprego de Saurimo, Fernando José anunciou que, no primeiro trimestre deste ano, foram recebidas 2.216 ofertas de emprego, sendo 1.994 homens e 222 mulheres,  absorvidos na sua maioria pelo sector secundário. Por outro lado, desde o início do ano, foram despedidos 10 funcionários do Banco de Poupança e Crédito.

Fernando José considera razoável a situação da empregabilidade na província, tendo em conta que as empresas que mais garantem emprego são as do sector secundário. Em 2020, foram recebidas 7.064 ofertas de emprego, sendo 5.432 homens e 1.632 mulheres. Este ano,  o número de vagas foi de  65, nos sectores terciários, como hotelaria e restauração. O director do Centro de Emprego de Saurimo considera que com o lançamento do PAPE, a situação da empregabilidade vai minimizar, dando maior oportunidade aos jovens, já que as pessoas contempladas vão empregar também outras.

Edivaldo Cristóvão  e Flávia Massua| Saurimo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade