Economia

Apicultores tradicionais serão agrupados em associações

O Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas, na província do Cunene, prevê para o presente ano agrupar as famílias camponesas que desenvolvem a prática de apicultura em associações, visando o maior controlo da actividade.

13/03/2023  Última atualização 09H38
© Fotografia por: DR

A informação foi prestada pelo director da Agricultura no Cunene, Carlos Ndanyengondunge, realçando estar em curso o processo de constituição de associação de produtores apícolas tradicionais por área de actuação, para melhor controlo de pessoas envolvidas e determinar os níveis de produção.

Fez saber que actualmente não existem dados fiáveis que permitam estabelecer o número de apicultores ou alguma comparação quantitativa e qualitativa da produção de mel por época.

"A apicultura é feita de forma tradicional, com recurso às colmeias de cortiço, sem manuseamento adequado, daí que não conseguimos determinar as quantidades exactas de produção”, sublinhou.

Para reverter a situação, fez saber que o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) promoveu no ano de 2022 duas formações técnicas que beneficiaram perto de 70 apicultores, que poderão beneficiar de colmeias modernas e equipamentos de protecção.

A iniciativa, acrescentou, permitirá que os apicultores tenham domínio sobre as técnicas de produção de mel e manuseamento dos equipamentos, que serão adquiridos pelo órgão central, visando assegurar a produção de mel, no quadro das estratégias que favoreçam a diversificação da economia.

A intenção é alavancar a produção, processamento e comercialização do mel em grande escala ao nível da região, com vista a contribuir para a arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado.

Realçou que a produção de mel em grande escala pode capitalizar a renda das famílias e contribuir significativamente para a diversificação da economia, mas para tal é necessário que os mesmos estejam munidos de assistência técnica e atribuição de colmeias modernas ou melhoradas.

Carlos Ndanyengondunge indicou que a província detém potencialidades para desenvolver a apicultura, sobretudo nas comunidades de Mbambi, Camicula, Caundo (Cuvelai), Kafima, Ionde, Oshimolo (Cuanhama) e Cahama.

Entretanto, disse que em 2021/2022 houve o controlo de venda de mais de dois mil litros de mel,  feita através de mercados informais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia