Economia

Apenas seis projectos beneficiaram Lobito

Seis projectos para as áreas da agricultura e avicultura beneficiaram, no ano que terminou, da linha de crédito do PRODESI (Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações), no município do Lobito, província de Benguela, do universo de 70 candidaturas existentes.

09/01/2022  Última atualização 06H05
Produção local © Fotografia por: DR
Segundo o director de Promoção de Desenvolvimento Económico Integrado do Lobito, Pedro Jamba, o facto deveu-se, principalmente, à falta de informação, por parte de alguns candidatos, sobre os procedimentos a seguir. "Há empresários que não reuniram a documentação necessária, enquanto outros, emocionados com o valor do crédito a receber, passaram informações que não correspondem com o que existe no terreno”, explicou.

O responsável informou que o município recebeu 70 projectos, nos mais variados estágios, nomeadamente formalização da documentação, legalização do terreno e análise na banca. Pedro Jamba acrescentou que há casos em que empresários afirmavam ter terreno disponível, quando na verdade a maioria do espaço ainda estava por desmatar.

Falando sobre o apoio institucional dado pela sua direcção, disse que, primeiro, faz-se o acompanhamento da documentação, seguindo-se a legalização do terreno e, por último, a avaliação por parte da banca. Para o efeito, foi criada uma comissão multissectorial, para monitorizar o tempo dos processos na banca, de 45 dias, findos os quais a comissão entra em acção, para saber sobre o ponto de situação dos projectos.

Ainda sobre os projectos que já estão a dar resultados, salientou o desempenho de um empresário da avicultura, que já mostra capacidade de resposta para o mercado, que, inclusive, aumentou alguns postos de trabalho. "Para este ano, um dos grandes desafios é trabalhar com as 36 cooperativas agrícolas registadas, para conseguirem financiamento”, sublinhou o director.

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia