O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, deixou, Luanda, esta terça-feira, depois de cumprir uma visita oficial de dois dias a Angola, a convite do Presidente João Lourenço.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
O Gabinete Local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados à Assembleia Nacional na Lunda-Norte vai contar, a partir do próximo ano, com uma nova sede a ser erguida no distrito urbano do Mussungue.
A garantia foi dada, no Dundo, pela presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, Suzana de Melo, à margem de uma visita de constatação das condições de trabalho dos parlamentares, onde assegurou que esforços estão a ser envidados para que o projecto conste do Plano de Investimentos Públicos do Orçamento Geral do Estado (OGE) do próximo ano.
Sem precisar a data para o início das obras, a responsável adiantou que tudo vai depender da disponibilidade financeira, com vista a materialização da iniciativa de construção da nova sede da representação do órgão Legislativo na Lunda-Norte.
"Ainda não existe de concreto uma data, mas esforços estão a ser envidados no sentido de constar no OGE 2024 para que o projecto de construção deste importante empreendimento se torne realidade”, disse.
Apesar de considerar positiva a agenda de trabalho na Lunda-Norte, Suzana de Melo afirmou que a delegação conseguiu constatar no terreno que as condições em que os parlamentares trabalham carecem de melhorias.
O primeiro passo, segundo a presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, já foi dado com a aquisição de terrenos para a construção das futuras instalações dos Gabinetes de Apoio aos deputados em várias províncias do país.
O modelo em termos de estrutura arquitectónica já foi definido, devendo as instalações da Lunda-Norte seguirem o padrão já adoptado e existente nas províncias em que o projecto já está concretizado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissária da União Africana (UA), Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que "o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio" para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, visita, esta terça-feira, algumas instituições em Luanda, com destaque para o Banco Caixa Angola, Fortaleza de São Francisco do Penedo e a Escola Portuguesa.
O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, prometeu, segunda-feira, em Luanda, apoiar Angola nos esforços de diversificação da economia e reforma do Estado, tendo anunciado o aumento da linha de crédito de 1,5 mil milhões para 2 mil milhões de euros, no quadro do novo Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, rubricado pelas autoridades dos dois Estados.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.