Política

Anunciada a expansão da rede eléctrica

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu ontem, em Saurimo, Lunda-Sul, para Setembro próximo, a entrada em funcionamento da central térmica do Nha-ma, com capacidade de 20 Mega watts, localizada nas imediações do bairro com o mesmo nome, com vista a melhorar a iluminação pública da sede capital e arredores da província.

15/08/2019  Última atualização 18H49
Daniel Benjamim | Edições Novembro © Fotografia por: João Baptista Borges trabalhou na Lunda-Sul

No balanço da visita de dois dias à província da Lunda-Sul, onde avaliou o funcionamento do sector que dirige, João Baptista Borges sublinhou a necessidade da montagem de quatro Postes de Transformação, dos 21 previstos, para permitir o alargamento na distribuição e evitar as restrições observadas nos últimos dias.
O ministro destacou ainda a necessidade dos cidadãos regularizarem as dívidas para garantir o normal funcionamento dos grupos geradores na barragem hidroeléctrica de Chicapa, e garantir o fornecimento de energia eléctrica aos demais bairros periféricos da cidade.
João Baptista Borges disse ser pretensão do Executivo melhorar o fornecimento de energia eléctrica nos municípios de Cacolo e Muconda, através de energia solar e montagem de dois grupos geradores com capacidade para produzir 2,4 Megawatts cada.
No domínio das águas, o ministro apontou como prioridade o aumento da capacidade de distribuição a partir do sistema de captação de Chicapa, em Saurimo, e o reaproveitamento dos sistemas antigos nos demais municípios para permitir que a população beneficie de água potável próximo das suas habitações.
O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, defendeu a criação de mecanismos por parte do Ministério da Energia e Águas, como forma de evitar restrições constantes à cidade de Saurimo.
O responsável sugeriu a reposição do fornecimento de água em três municípios, através de tanques reservatórios com capacidade de 20 metros cúbicos, para mitigar as necessidades das populações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política