Mundo

António Guterres reforça apelo à solidariedade para acelerar vacinação em África

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a apelar à solidariedade dos países desenvolvidos para acelerar a vacinação no continente africano, numa mensagem a propósito do Dia de África, que hoje se assinala.

25/05/2021  Última atualização 17H39
© Fotografia por: DR

"Neste Dia de África, renovo o meu apelo aos países desenvolvidos para que sejam solidários com África", disse António Guterres.

O secretário-geral da ONU realçou "o profundo desequilíbrio na distribuição" de vacinas contra a Covid-19, assinalando que os países africanos receberam apenas 2 por cento do total das doses distribuídas a nível mundial.

"Para travar a pandemia, apoiar a recuperação económica e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), precisamos de assegurar o acesso equitativo e universal às vacinas covid-19", sublinhou.

Para António Guterres, a pandemia expôs "desigualdades profundas" e colocou "em risco os ganhos de desenvolvimento conquistados com muito esforço" num continente que regista mais de 3,4 milhões de casos confirmados de Covid-19 e mais de 125 mil mortes desde o início da pandemia.

"Também exacerbou factores de conflito e revelou a fragilidade da governação em muitos países, incluindo na prestação de serviços básicos como os cuidados de saúde, educação, electricidade, água e saneamento", disse.

O dia 25 de Maio marca a fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), em 1963, e foi proclamado como o Dia de África.

Este ano, a data tem como lema as "Artes, a Cultura e o Património como Alavancas para Construir a África que Queremos".

"O rico e diversificado património cultural e natural da África é importante para o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e a manutenção e construção da paz", disse Guterres.

Para o responsável máximo da ONU, este património "pode servir como uma base sólida para o progresso económico de forma inclusiva".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo