Mundo

António Guterres: “O mundo está a esquecer-se do povo do Sudão”

JA Online

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje que o mundo tem-se concentrado na escalada das tensões no Médio Oriente e esquecido do povo sudanês, defendendo uma solução política para travar o “horror” naquele país.

15/04/2024  Última atualização 18H38
© Fotografia por: DR | Arquivo

De acordo com o líder das Nações Unidas, por mais preocupantes que sejam os desenvolvimentos no Médio Oriente, "outras emergências dramáticas de vida ou morte estão a ser empurradas para as sombras”.

"O mundo está a esquecer-se do povo do Sudão”, sublinhou António Guterres, assinalando um ano de guerra no país, que eclodiu em 15 de Abril de 2023 na sequência de tensões sobre a reforma do exército e a integração de paramilitares nas forças armadas.  

Admitiu tratar-se de mais do que um conflito entre duas partes: "É uma guerra travada contra o povo sudanês”.

"É uma guerra contra os muitos milhares de civis que foram mortos e dezenas de milhares de mutilados para o resto da vida. É uma guerra contra os 18 milhões de pessoas que enfrentam fome aguda contra aldeias, casas, hospitais, escolas e sistemas vitais que foram reduzidos a escombros. E é uma guerra contra os direitos humanos e o direito humanitário internacional”, frisou, citado pela Lusa.

Nesse sentido, o secretário-geral da ONU reforçou que ataques indiscriminados que matam, ferem e aterrorizam civis podem constituir crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo