O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
Líderes religiosos e membros da comunidade angolana residente em Espanha participaram, sábado, numa mesa redonda subordinada à vida e obra de António Agostinho Neto, no âmbito das Jornadas do Herói Nacional.
A actividade, que marcou o encerramento das jornadas no Reino de Espanha, juntou mais de 60 pessoas, entre líderes religiosos, membros da comunidade angolana e estudantes.
Na ocasião, o ministro conselheiro, António Cristóvão, destacou Neto como uma figura ímpar na história de Angola e um visionário na luta pela independência e justiça. "Agostinho Neto não apenas liderou a nossa nação para a liberdade e independência, mas também deixou um legado de poesia que transcende fronteiras. A sua obra ecoa os sentimentos mais profundos da humanidade e a busca incessante por um mundo melhor”, disse o diplomata.
Conforme António Cristóvão, Agostinho Neto é lembrado não apenas como o primeiro Presidente do país, mas também como um poeta e líder revolucionário, cuja vida e obra tiveram um impacto duradouro na nação e além dela.
"Nascido em 1922, Neto cresceu numa Angola colonizada e marcada pela opressão, repressão e desigualdade”, reforçou. António Cristóvão relembrou que a sua jornada começou como estudante de medicina em Coimbra, Portugal, onde foi fortemente influenciado pelos movimentos de libertação africanos e pelas ideias socialistas.
"Neto emergiu como um poeta talentoso e activista político, usando a sua escrita para expressar a luta do povo angolano contra a opressão colonial. As suas palavras eram poderosas, incitando a resistência e a esperança em igual medida. Nos seus poemas capturava a angústia de um povo oprimido, mas também a determinação inquebrável para alcançar a liberdade”, reforçou.
O ministro conselheiro acrescentou que a contribuição mais significativa de Neto para a história do país foi a sua liderança no MPLA, frisando que a sua visão era clara: "queria uma Angola livre, justa e próspera para todos os filhos da pátria”.
Além das suas realizações políticas, disse, o legado de Neto vive através da sua poesia intemporal. "Os seus escritos continuam a inspirar gerações, servindo como um lembrete das lutas do passado e da importância da liberdade e da igualdade. Hoje, celebramos não apenas o homem, mas o espírito resiliente que inspira gerações”, asseverou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.