Cultura

Antoninho expõe “Aprimores da Alma”

Armindo Canda

Jornalista

A exposição individual do artista plástico Antoninho, intitulada “Aprimores da Alma”, vai ser inaugurada, hoje, a partir das 18h00, na Galeria Tamar Golan, em Luanda, durante as festividades da Ilha de Luanda.

22/11/2023  Última atualização 09H10
Fundação Arte e Cultura © Fotografia por: DR
A actividade vai acontecer no Centro Cultural da Fundação Arte e Cultura e as dez obras do artista plástico vão ficar patentes até ao dia 4 de Dezembro.

Em declarações, ontem, à imprensa, o artista plástico Fernando de Carvalho "Tozé” disse que a exposição "Aprimores da Alma”, transporta-nos para uma viagem pelas subtilezas dos traços pictórios com pinceladas e linhas sensuais  do autor, numa expressiva simbiose artística das variadas formas de representação da matriz e identidade cultural nacional.

"Nesta exposição o artista propõe-nos uma antologia de dez peças, nas quais podemos encontrar as expressividades culturais, vivências, hábitos e costumes de personagens e atitudes, tais como o pescador, a ideologia religiosa expressa de forma surrealista na obra com o título ‘África para onde ides?”’.

As criações destas obras, explicou, foram inspiradas e baseadas na mais pura sensibilidade artística e na dedicação por todas as formas de vida com o "Aprimores da Alma”.

Uma noite de homenagem

A cantora e compositora Tonicha Miranda será distinguida, hoje, pela Fundação Arte e Cultura, pelos seus feitos enquanto moradora da Ilha do Cabo.

O responsável da comunicação da Fundação Arte e Cultura, Clodovil Henrique, disse que a iniciativa surge da programação da instituição, que homenageia sempre os ídolos, no mês considerado da Dipanda e das Festividades da Ilha de Luanda.

"Através da criação do Acervo Cultural Digital E-Zomba, queremos continuar a promover e a disponibilizar a rica cultura angolana tanto a nível nacional, como global.  Tonicha Miranda é uma artista de mão cheia com uma biografia interessante e muito resiliente. Por isso, decidimos homenagear essa grande artista em nome  dos povos ilhéus”.

Clodovil Henrique referiu que a artista é uma defensora dos valores tradicionais, como a rebita, a composição para grupos carnavalescos e apoia o aprendizado de instrumentos como a serpentina (usada na rebita), assim como a ajuda a nova geração a cantar em línguas nacionais.

"Para a noite de homenagem à Tonicha Miranda,  vai partilhar o palco com Ângela Ferrão, uma convidada especial que participou no novo álbum da artista, vão poder oferecer animação com alguns temas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura