Sociedade

Antigos combatentes recebem bens alimentares

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Uma gama de bens alimentares e produtos de higiene, foi, ontem, entregue a antigos combatentes e veteranos da pátria, pessoas vulneráveis e portadores de deficiência física, na cidade de Mbanza Kongo, pelo governador da província do Zaire, Pedro Makita, por ocasião do Dia 4 de Janeiro, data que assinala o dia dos Mártires de Cassanje.

05/01/2021  Última atualização 12H06
Governador provincial entrega alimentos a desfavorecidos © Fotografia por: Victor Mayala | Edições Novembro | Soyo
O governante entregou ainda um tractor e uma charrua para as cooperativas agrícolas dos antigos combatentes.
O director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Rafael Domingos, revelou que recebeu do ministério de tutela cinco toneladas de produtos de primeira necessidade que estão a ser distribuídos em todos os municípios da província, "com vista ao reforço da dieta alimentar” dos antigos combatentes e pessoas carenciadas.

Rafael Domingos informou que a instituição que dirige assiste 4.993 pessoas, entre antigos combatentes e veteranos da pátria, portadores de deficiência física, viúvas e órfãos de guerra. "Aguardamos pela homologação, por parte do ministério de tutela, de 400 processos de antigos combatentes que devem beneficiar de pensões de sangue”, revelou. O responsável informou que 300 pessoas assistidas pelo sector dos Antigos Combatentes estão congregadas numa cooperativa agrícola, que está a cultivar vários produtos em 43 hectares, entre os quais mandioca, jinguba, milho, gergelim, batata-doce, feijão e banana.

"A direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Zaire tem também embarcações de pesca que vão operar nos municípios do Nzeto e Tomboco, a partir deste ano, para ajudar os filiados a diversificarem a dieta alimentar”, adiantou.
Em relação ao cadastramento e prova de vida, Rafael Domingos disse que o processo ainda não terminou devido ao surgimento da Covid-19. "Enquanto não terminar o processo, não podemos inserir mais nomes no sistema”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade