Cultura

Anselmo Vasco doa receitas das vendas de obra literária

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O escritor Anselmo Vasco doou, segunda-feira, dois milhões de kwanzas, ao centro de acolhimento de crianças e adolescentes “O Ninho”, do Lubango, na Huíla, resultantes da venda do seu quinto livro e de quadros da primeira exposição de artes plásticas.

01/02/2023  Última atualização 09H35
Escritor ofereceu dois milhões de Kwanzas e material escolar ao centro que acolhe 130 crianças © Fotografia por: Domingos Mukuta | Edições Novembro

A doação aconteceu quatro dias depois da sessão de venda e assinatura de autógrafo do livro e da exposição individual de 17 quadros do projecto intitulado "Renascer do Cataclismo”, cumprindo com a promessa de mobilizar recursos a favor das crianças desfavorecidas do lar.

O donativo, composto por produtos alimentares diversos, materiais escolares, livros infantis e tintas de pinturas para o incentivo às artes plásticas, vai beneficiar cerca de 130 crianças desamparadas do lar localizado na zona da Mukanka, arredores do Estádio Nacional da Tundavala.

O escritor explicou no acto de entrega que o donativo é uma iniciativa que teve êxitos por causa da participação de muitos leitores que se juntaram à causa e compraram o livro e os quadros do "Renascer do Cataclismo”.

A entrega do donativo, que coincidiu com a comemoração do seu aniversário natalício, aconteceu em simultâneo com um lanche de confraternização com os petizes dos estabelecimentos.

O director-geral do lar de acolhimento, Orlando Calemba, agradeceu o gesto e afirmou que o lar carece de mais apoios para assegurar a integração social de crianças e adolescentes em situação de risco. Orlando Calemba referiu que o centro alberga crianças da e na rua, perdidas e outras por maus tratos dos pais. Explicou que o centro tem uma capacidade para acolher 90 crianças, mas alberga em média 130 por mês devido ao elevado número de menores em situação de risco.

 "Não negamos crianças. Sempre que a polícia traz uma criança perdida e que precisa da nossa ajuda recebemos. O nosso papel é acolher para que a criança se sinta protegida. A gestão apertada nos permite receber até 140 crianças. Neste momento, estão no centro 128 crianças”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura