Cultura

Anselmo Vasco apresenta “Renascer do cataclismo”

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O escritor Anselmo Vasco apresentou ao público na cidade do Lubango, na Huíla, o quinto livro da sua autoria e a primeira exposição individual de artes plásticas, intitulado “Renascer do Cataclismo”.

30/01/2023  Última atualização 09H54
Escritor mostrou criatividade nas artes plásticas com exposição © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro – Huíla

O novo livro de Anselmo Vasco, que teve uma tiragem de mil exemplares, transmite mensagens motivacionais destinadas a despertarem as pessoas a manter firmeza e força espirituais, mental, emocional e física para superar as vicissitudes da vida.

O conteúdo do livro de auto-ajuda, chancelado pela editora BC Livtec, responde algumas questões deixadas na quarta obra intitulada "Aljube sem alibe - a busca da felicidade utopia ou possibilidade”. "Este livro é praticamente a sequência do anterior, onde deixamosalgumas perguntas no ar sobre situações da nossa vida. Fizemos questão de responde-las", referiu o autor.

Anselmo Vasco sublinha que este último livro, apresentado na cerimónia pelo escritor Divaldo Martins, deixa também outras perguntas no ar. "Ainda não sei se será necessário mais um livro para responde-las”, afirmou.

 A obra de 100 páginas traz reflexões sobre o valor da vida e a necessidade de afrontar situações difíceis.

"Na verdade, passa uma ideia de como estamos perante uma nova oportunidade de vida para fazermos tudo da melhor maneira possível no extremo do nosso limite de possibilidade e esforço", argumentou.

Ao apresentar a obra , o escritor Divaldo Martins sublinhou que o livro deixa de ser do autor e passa a pertencer a cada um dos seus leitores.

"Ao longo das reflexões, o Dr. Anselmo Vasco, na sua obra subdividida em sete capítulos, não se limita a apresentar de forma vaga, pelo contrário duma coragem pouco comum entre os jovens pois acusa por viver uma vida sem valor", descreveu.

Surpreendente e solidário

O autor surpreendeu a todos ao relevar o talento pelas artes plásticas. Nas vestes de artista plástico, Anselmo Vasco, que assume o pseudónimo artístico Moyoweno, promoveu uma exposição composta por 17 quadros.

A exposição realçe os segredos e a resiliência da mulher para "Renascer do Cataclismo" da Vida.

Moyoweno explicou que as obras, apresentadas através de várias técnicas inovadoras sobretudo uso de materiais íntims femininos, são feitas com acrílico, óleo, pasta acrílica, estuque, guache, spray e texturas sobre tela.

Anselmo Vasco justificou que a queda e a vocação pelas artes plásticas iniciou desde 1998, quando andou no atelier do Gustavo Carneiro.

"Desde sempre pintava como hobby, um escape para ocupar os tempos livres, e não própria para a vertente comercial. É algo que gosto  de fazer e o faço como passa tempo" , esclareceu.

O escritor e artista plástico anunciou que o livro e a exposição serviu para apoiar causa solidária, cujos valores da venda dos livros e dos quadros foram arrecadados a favor da  crianças e adolescentes do centro de acolhimento "O Ninho". Manifestou satisfação pelo facto de mobilizar muita gente comovida com a causa dos meninos desfavorecidos do centro infantil.

"Já temos mais padrinhos para esta causa de dar o nosso apoio e amor às crianças. Quem comprou o livro não o fez para o Anselmo. Na verdade, contribuiu para o sorriso de uma criança", disse. A ocasião foi aproveitada para apresentar os livros anteriores como "Entendendo o tempo – mestre silencioso”, "Aljube sem alibe" e "Finanças públicas”, cuja receita são para o mesmo fim.  A primeira o primeiro livro do autor tem como título "Fiscalidade angolana - fundamentos teóricos e casos práticos" Anselmo Cristiano José Vasco, é chefe de família, economista, docente universitário, servidor público, amigo do desporto e da arte, palestrante e conferencista.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura