O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) organizou, quarta-feira, em Houston, a conferência “Angola promove o sector de Oil & Gas na OTC – Houston 2022”, que juntou empresas americanas e angolanas que procuram, nos Estados Unidos, parceiros para dinamizarem projectos, no âmbito do conteúdo local.
Participaram no evento a Chevron, Esso, Intanka, Sangura, RSK, Brite, Alfort/MIT e APEX, entre outras empresas do sector Petrolífero. De Angola, e com vista à constituição de parcerias, estiveram presentes a Sonangol, Sonamet, Petrolog e ANS.
O presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, que abriu a sessão, fez um resumo sobre o desenvolvimento da indústria petrolífera nos últimos cino anos, com destaque para a reorganização do sector e para a entrada em vigor de novos diplomas legais que permitem a produção de recursos adicionais nas diferentes concessões.
Também, realçou a publicação do diploma sobre a oferta permanente, que permite negociar, continuamente, blocos que não tenham recebido propostas durante a licitação normal, ao abrigo do "regime de oferta permanente”.
"A promoção e negociação permanente de blocos licitados não adjudicados, de áreas livres em blocos concessionados e de concessões atribuídas à ANPG, tem como objectivo potenciar os investimentos nas actividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, mediante o procedimento do concurso público limitado e negociação directa, nos termos permitidos pela Lei das Actividades Petrolíferas (artigo 44 da Lei 10/04 de 12 Novembro)”, sustentou Paulino Jerónimo.
Acrescentou que, com "esta facilidade, pretendemos receber propostas concretas das empresas que já operam em Angola e, também, dos restantes operadores que só mais recentemente se interessaram pelo nosso mercado a decidiram encetar negociações connosco”.
Este regime também mereceu a abordagem do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, como um dos pontos altos das alterações introduzidas na estratégia nacional para o sector, "sobretudo, porque, com ela, as empresas interessadas podem contactar directamente a ANPG e encetar negociações para a exploração dos blocos e das áreas livres disponíveis”.
Diamantino de Azevedo enfatizou o papel que Angola atribui aos intervenientes no mercado e o respeito pela estabilidade contratual ao longo de cada um e de todos os projectos de investimento.
"Após ter tomado posse, o Presidente João Lourenço foi alertado pelas operadoras estrangeiras que, então, operavam em Angola, para o colapso do sector petrolífero nacional, caso não se tomassem medidas concretas que revertessem a situação”, recordou o ministro.
Cinco anos depois, declarou, "temos resultados para apresentar, porque procedemos a uma profunda alteração legislativa, mas, também, porque apostamos num novo modelo de relação entre a concessionária nacional e as operadoras - que incluímos num grupo técnico de trabalho focado na estabilização da produção petrolífera – e ainda porque criámos incentivos contratuais e fiscais benéficos para ambas as partes”.
Concluindo, Diamantino Azevedo disse que "é esta relação de cooperação e de entreajuda que queremos reforçar com os que já trabalham connosco e oferecer aos que em breve o estarão a fazer”.
A cônsul-geral de Angola em Houston, Ana Paula do Nascimento, encerrou a sessão, convidando os empresários presentes a conhecerem a estratégia de exploração petrolífera em Angola, através de contactos directos com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e outros representantes institucionais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.