Sociedade

Ano Lectivo 2024/2025: Definidas 144 escolas para o ensino do Francês

Alberto Quiluta

Jornalista

O Ministério da Educação selecionou, em todo o país, 144 escolas para lecionar a Língua Francesa, a partir da 5.ª classe, durante o próximo ano lectivo, que arranca em Setembro, informou, quarta-feira, em Luanda, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros (INFQE) daquele departamento do Executivo.

08/08/2024  Última atualização 08H20
Caetano Domingos, director do Instituto Nacional de Formação de Quadros © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro
Em declaração ao Jornal de Angola, Caetano Domingos disse que em cada província foram selecionadas oito escolas para o ensino da Língua Francesa, tendo arrancado já a formação para formadores de professores.

O responsável esclareceu que a formação visa melhorar as competências dos professores em Metodologia de Ensino da Língua Francesa do I e II ciclos de todo o país. "Vamos trabalhar no presente ano lectivo com os professores que participaram na formação de professores da Língua Francesa”, disse.

O projecto de formação, disse, é financiado pelo Governo francês e é dirigido aos professores de francês e os respectivos coordenadores das 18 províncias, nos diferentes níveis.

"O principal objectivo do projecto é desenvolver competências para que, nos próximos anos, consigamos que todas as escolas do I nível tenham professores de língua francesa a lecionar”, adiantou Caetano Domingos, ressaltando que a formação vai garantir uma educação inclusiva, fundada na aprendizagem adaptada às particularidades sociais e psicolinguísticas das crianças.

Cada uma das 18 províncias terá 16 professores, sendo certo que se trata de números iniciais, pois está-se numa fase experimental.

Caetano Domingos esclareceu, igualmente, que todos os professores são angolanos, havendo apenas estrangeiros na qualidade de formadores.

 Sobre os professores estrangeiros, sublinhou que na fase presente os estrangeiros são simplesmente para a formação. "Temos um projecto apoiado pelo Governo francês, denominado Estratégias Educativas para a Inovação e Acompanhamento (SEPIA), que visa à produção de conteúdos escritos na Língua Francesa”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade