O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
O Ministério da Educação selecionou, em todo o país, 144 escolas para lecionar a Língua Francesa, a partir da 5.ª classe, durante o próximo ano lectivo, que arranca em Setembro, informou, quarta-feira, em Luanda, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros (INFQE) daquele departamento do Executivo.
O responsável esclareceu que a formação visa melhorar as competências dos professores em Metodologia de Ensino da Língua Francesa do I e II ciclos de todo o país. "Vamos trabalhar no presente ano lectivo com os professores que participaram na formação de professores da Língua Francesa”, disse.
O projecto de formação, disse, é financiado pelo Governo francês e é dirigido aos professores de francês e os respectivos coordenadores das 18 províncias, nos diferentes níveis.
"O principal objectivo do projecto é desenvolver competências para que, nos próximos anos, consigamos que todas as escolas do I nível tenham professores de língua francesa a lecionar”, adiantou Caetano Domingos, ressaltando que a formação vai garantir uma educação inclusiva, fundada na aprendizagem adaptada às particularidades sociais e psicolinguísticas das crianças.
Cada uma das 18 províncias terá 16 professores, sendo certo que se trata de números iniciais, pois está-se numa fase experimental.
Caetano Domingos esclareceu, igualmente, que todos os professores são angolanos, havendo apenas estrangeiros na qualidade de formadores.
Sobre os professores estrangeiros, sublinhou que na fase presente os estrangeiros são simplesmente para a formação. "Temos um projecto apoiado pelo Governo francês, denominado Estratégias Educativas para a Inovação e Acompanhamento (SEPIA), que visa à produção de conteúdos escritos na Língua Francesa”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.