Economia

ANIESA valoriza evolução nos serviços de inspecção

Ana Paulo

Jornalista

Os serviços de inspecções económicas em Angola registaram progressões positivas, nos últimos anos, fruto da aposta do Ministério da Indústria e Comércio na área de formação de quadros do sector.

23/03/2023  Última atualização 08H30
© Fotografia por: Luis Damião/Edições Novembro

Este reconhecimento foi manifestado, ontem, em Luanda, pelo Inspector-Geral Adjunto da  Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).

Cristiano Francisco discursou no encerramento do ciclo de capacitação dirigido aos inspectores sobre  Higiene, Segurança Alimentar e Procedimentos Inspectivos decorridos  de 202 a 22 do corrente mês , realçou que, a nova dinâmica de actuação dos inspectores económicos têm surtido efeitos porque nos últimos tempos há registo de boas práticas desde a comercialização, manuseamento dos produtos,  bem como, no processo de facturação a nível dos estabelecimentos comerciais  formais e informais, e grandes superfícies desde fábricas, indústrias. 

Para Cristiano Francisco o processo  na formação dos inspectores a nível nacional não para por aqui, pois, com este reforço da  Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal, veio reforçar mais anos  no aprendizado das brigadas que no seu dia a dia deparam-se com vás infracções praticadas por muitos operadores económicos.

Por um lado, para Cristiano Francisco com o recente acto de formação  esperar dos  inspectores da ANIESA melhorias na forma de actuação no terreno e boa interpretação da legislação conforme manda a lei.

Por outro lado, dos vários temas abordados pelos inspectores seniores da ASAE, a área de "Investigação Criminal”, não ficou de fora,  porque para Cristiano Francisco, os inspectores económicos devem também dominar tais  matérias  não só por estarem ligadas a prevenção e privação da liberdade, como também, por os mesmos depararem-se no terreno com várias infracções.

Infracções

Com relação às infracções registadas no terreno pelas brigadas inspectivas, a ANIESA inscreve como principal caso recorrente a questão da Segurança Alimentar.  Segundo Cristiano Francisco este acto continua a ser  principal "Calcanhar de Aquiles”,  que tem preocupado as autoridades inspectivas .

Sobre este facto, Cristiano Francisco realçou que existem ainda  agentes económicos  que insistem em não respeitarem as normas e procedimentos de conservação dos produtos a nível dos  estabelecimentos comerciais , armazéns e indústrias, fábricas, bem como, as normas de fornecimentos dos produtos, com maior realce, os bens alimentares.

A título de exemplo, explicou Cristiano Francisco, a ANIESA numa das suas actuações inspectivas  na província de Luanda flagrou uma fábrica de bebidas, que tinha no seu armazém produtos já expirados a sete anos, um caso preocupante, uma vez que põe em risco a saúde da população.

Para responder a todas estas dificuldades, sublinhou o inspector-geral adjunto, a ANIESA tem apostado forte em trabalhos árduos de planeamento na actuação das brigadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia